DRMz

EDUCAÇÃO

SECOM
Educação

Escola Técnica Estadual de Matupá consolida parcerias entre a Educação Profissional e o setor produtivo local

Programa visa um ensino mais completo e a inserção gradual dos estudantes no mercado de trabalho

Escrito por Samantha Quinzani

20 JAN 2026 - 16H19

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Matupá vem se consolidando como referência regional na região com o Programa de Aprendizagem Profissional, uma política pública que busca integrar a formação educacional técnica e a prática profissional. O projeto permite que os jovens estudantes se qualifiquem enquanto vivenciam a rotina do mundo do trabalho, por meio de parcerias, ampliando competências, fortalecendo a inserção no mercado e promovendo uma formação alinhada às demandas reais da economia regional.

A diretora da unidade, Jackeline Bregoli destacou que as parcerias são articuladas de forma estratégica com envolvimento da diretoria da ETEC e a Coordenadoria de Integração, liderada pela coordenadora Bárbara Rosa.

“Em uma cidade como Matupá, onde o agronegócio move a economia, a ETEC cumpre seu verdadeiro papel quando caminha lado a lado com as empresas locais e o setor produtivo. Transformando parcerias em conhecimento aplicado, desenvolvimento regional e oportunidades reais para nossos jovens. Isso é o fortalecimento da educação que deixa de ser apenas formação e passa a ser transformação", afirmou Jackeline.

Parcerias de sucesso

Uma das parcerias firmadas recentemente foi com a empresa Agro Baggio, unidade de Matupá, com atividades desenvolvidas entre os dias 14 de novembro de 2025 e 7 de janeiro de 2026. A aproximação teve início após o contato de uma representante corporativa da empresa, que acompanha as ações da ETEC por meio das redes sociais.

Inicialmente, o convite direcionava-se à participação da instituição no programa de estágio Agro Baggio Academy, voltado a alunos dos cursos técnicos subsequentes. Durante as interações, a equipe da escola apresentou o Programa de Aprendizagem Profissional, o que motivou o agendamento de uma reunião com a representante e o setor de Recursos Humanos da empresa.

O encontro apresentou resultados positivos, resultando na formalização da parceria e na contratação da estudante Pâmela Sofia Antonelli, da 3ª etapa do curso Técnico em Logística Intercomplementar, na condição de jovem aprendiz, materializando os objetivos propostos pela iniciativa.

Outra parceria estratégica é mantida com a empresa Bom Futuro, unidade de Matupá, que já possui termo formalizado com a ETEC e um relacionamento institucional contínuo. No dia 6 de janeiro, a escola recebeu as representantes administrativas da empresa, a psicóloga Maria Alice e Leidiane, analista de Recursos Humanos. Na reunião foram alinhadas as propostas para 2026 com foco no fortalecimento da cooperação institucional, oferta de estágios remunerados para alunos dos cursos técnicos, além da apresentação do Programa de Aprendizagem Profissional. O programa foi destacado como uma estratégia que prioriza o desenvolvimento integral do estudante, com possibilidade de futura efetivação na empresa.

Com processo seletivo em fase de elaboração, a previsão é que a partir de fevereiro a empresa já inicie a contratação de alunos da ETEC como jovens aprendizes.

Neste sentido, a escola também avançou nas tratativas com a empresa Amazônia Máquinas – New Holland. O primeiro contato ocorreu por meio de uma mensagem do gerente da unidade de Matupá, que solicitava a indicação de alunos para uma vaga disponível. O gestor, que também é aluno do curso Técnico Subsequente da instituição, contribuiu para aproximar a empresa da escola.

A partir desse contato, foi solicitada uma reunião para apresentação do Programa de Aprendizagem Profissional. A equipe da ETEC realizou visita institucional à empresa, apresentando portfólio, modelo de contrato e ficha de encaminhamento. A ação gerou feedbacks positivos e demonstrou o interesse dos representantes da empresa em formalizar a parceria.

Além disso, a instituição recebeu convite para uma reunião por videoconferência da matriz da empresa, localizada em Lucas do Rio Verde, ampliando as perspectivas de atuação conjunta. Já há previsão de que futuras vagas de jovem aprendiz sejam preenchidas por meio da parceria com a ETEC.

ETEC de Matupá

Considerando as demandas dos arranjos produtivos locais e regionais, a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Matupá está vocacionada para cursos na área do agronegócio e agricultura de precisão, ofertando cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio, Logística e Informática.

A oferta ocorre através da modalidade concomitante intercomplementar para estudantes do Ensino Médio, em parceria com a Escola Estadual Jardim das Flores e na modalidade concomitante subsequente no período noturno para estudantes que estejam cursando 2º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Também são ofertados diversos cursos livres e de formação inicial continuada (FIC).

Fonte: SECOM-MT

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
1 2 3 ... 5

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Quinzani, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.