Prefeitos e equipes ligadas ao turismo de 16 municípios de Mato Grosso participam nesta quarta e quinta-feira (7 e 8.1), da abertura do curso de Estruturação do Turismo de Pesca, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). O encontro será realizado no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, a partir das 9h, e marca o início de uma ação voltada à organização e qualificação do segmento no Estado.
A iniciativa tem como foco fortalecer o turismo de pesca por meio da capacitação de gestores públicos e profissionais que atuam diretamente com o atendimento ao turista. Além da apresentação do programa aos prefeitos e às equipes municipais, o projeto prevê a qualificação de cerca de 360 condutores de pesca esportiva, com cursos que serão realizados entre janeiro e maio.
Segundo a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda, o encontro com os gestores municipais será fundamental para alinhar políticas públicas e estratégias voltadas ao desenvolvimento da atividade.
“Vamos apresentar o que a Sedec já estruturou para apoiar o turismo de pesca, discutir atualizações do setor, o escopo das ações de formação dos condutores e também aspectos ligados ao licenciamento e à organização de torneios de pesca esportiva, conforme a Instrução Normativa 05/12, do Ministério da Pesca e Aquicultura”, explicou.
Para os condutores de turismo de pesca, o curso terá duração de uma semana, com aulas teóricas e práticas. As capacitações ocorrerão nos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Poconé, Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência, São Félix do Araguaia, Juciara, Novo Santo Antônio, Sinop e Alta Floresta.
Entre os conteúdos abordados estão formação de roteiros turísticos, biologia, inglês básico, primeiros socorros, ecologia, geografia e outros temas essenciais para a profissionalização da atividade.
A qualificação dos gestores e condutores integra uma estratégia mais ampla da Sedec, que inclui o mapeamento da cadeia produtiva do turismo de pesca e a elaboração de um diagnóstico do setor. A execução técnica ficará a cargo da consultoria especializada Igara pesca.
O trabalho também prevê a identificação das espécies de interesse turístico, a organização do calendário pesqueiro e a realização de reuniões técnicas com as secretarias municipais para coleta e validação de dados, criando bases mais sólidas para o desenvolvimento sustentável do turismo de pesca em Mato Grosso.
Fonte: SEDEC
Mato Grosso é o 2º estado com menor desigualdade de renda do Brasil
Governo de MT antecipa cronograma e projeta conclusão da duplicação da BR-163 em 2026
Adolescente de 17 anos é executado a tiros em frente à própria casa em Peixoto de Azevedo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.