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Duplicação da BR-163 entre Sinop e Sorriso é premiada como o asfalto mais confortável do Brasil

A obra recebeu o prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras, concedido pela MOBA, empresa alemã especializada em tecnologia e automação para infraestrutura.

Escrito por Renan Botega

17 OUT 2025 - 10H09

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A duplicação da BR-163, no trecho que liga Sorriso a Sinop, em Mato Grosso, alcançou um recorde nacional de qualidade, registrando o melhor índice de conforto de rodagem já medido no país. A obra recebeu o prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras, concedido pela MOBA, empresa alemã especializada em tecnologia e automação para infraestrutura.

O troféu foi entregue ao governador Mauro Mendes, ao presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e ao diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchôa.

O reconhecimento foi dado a um trecho de 10 quilômetros, que atingiu um Índice de Irregularidade Internacional (IRI) médio de 0,58 m/km — o menor já registrado em território brasileiro. Quanto menor o IRI, mais lisa é a pista, resultando em maior conforto, segurança e menor desgaste dos veículos. Outros trechos duplicados pela Nova Rota do Oeste também apresentaram desempenho excelente, com média de 1,2 m/km, dentro dos melhores padrões internacionais.

Para o governador Mauro Mendes, o prêmio representa um marco para o estado.

“É motivo de muito orgulho colocar Mato Grosso no mesmo nível das melhores rodovias do mundo. Estamos entregando uma estrada segura e de altíssima qualidade. Esse prêmio reconhece o trabalho técnico e a dedicação das equipes envolvidas”, destacou.

A gerente-geral da MOBA América Latina, Patrícia Herrera, ressaltou a importância do feito:

“Esse é o primeiro trecho de rodovia no Brasil a alcançar um índice tão baixo. É o padrão de qualidade que encontramos em países como a Alemanha, referência mundial em infraestrutura viária.”

De acordo com Luciano Uchôa, diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, o resultado é fruto da exigência técnica aplicada na obra.

“Buscamos sempre as melhores tecnologias e padrões de qualidade. Esse reconhecimento mostra que o investimento e o rigor técnico valem a pena. Hoje, temos a maior obra rodoviária do país e também a mais confortável.”

Já o presidente do conselho da concessionária, Cidinho Santos, lembrou o avanço desde o início da concessão:

“Passamos de uma rodovia que vivia em reparos para o reconhecimento de melhor trecho do Brasil. É um salto enorme na infraestrutura do estado.”

O IRI do trecho premiado supera até o padrão de pistas de automobilismo, que normalmente exigem até 1,00 m/km. A Nova Rota do Oeste atualmente executa oito lotes de duplicação, de Cuiabá a Sinop, consolidando o maior projeto rodoviário em andamento no Brasil.

A medição foi feita pela T-Road Engenharia, que destacou a consistência do resultado, fundamental para garantir mais segurança e durabilidade do asfalto.

O desempenho só foi possível graças à aplicação da tecnologia MOBA Big Sonic-Ski, sistema automatizado de nivelamento acoplado às vibroacabadoras, que assegura espessura uniforme e superfície regular. O rigor no controle de qualidade, desde a base até a camada final de pavimentação, foi essencial para alcançar o recorde histórico.

Fonte: GOV

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Por Renan Botega, em Cidades

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