A inadimplência segue em alta em Mato Grosso. De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 1,1 milhão de pessoas estavam com restrições no nome em agosto, o que corresponde a 44% da população do estado.
Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Cuiabá aponta que cada devedor deve, em média, R$ 5.459,41. No total, as dívidas superam R$ 6,2 bilhões. As pendências com bancos concentram a maior fatia, representando 53,13% do volume. Já as contas de consumo — como água, energia, telefonia e comércio — tiveram queda no índice de atrasos.
Na comparação com agosto de 2024, o número de inadimplentes subiu 6,98% em Mato Grosso. O crescimento acompanha a tendência regional (9,10% no Centro-Oeste) e nacional (9,20%). Em relação a julho, o avanço foi mais tímido: 0,14%, equivalente a 1,6 mil novos registros em um mês.
O perfil do inadimplente no estado, segundo o SPC Brasil, é formado principalmente por homens (53,74%), com idade média de 43 anos, entre duas e três dívidas em atraso e permanência média de 2 anos e 3 meses no cadastro de devedores. As faixas etárias mais atingidas são:
30 a 39 anos: 26,91%
40 a 49 anos: 22,34%
50 a 64 anos: 19,20%
Para o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnan, a situação exige planejamento financeiro. Ele orienta que os consumidores busquem negociar suas dívidas e, quando possível, procurem apoio profissional para reorganizar o orçamento e estabelecer novas metas.
Fonte: G1MT
Homem de 25 anos é preso em Peixoto de Azevedo por engravidar criança de 11 anos
Suspeito de feminicídio em bar de MT é preso no Pará
MP estabelece prazo de 120 dias para plano de desativação da Usina Hidrelétrica de Colíder (MT)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.