O setor de identificação do município de Juara está com mais de 400 carteiras de identidade prontas, aguardando retirada pelos moradores. Segundo o responsável pelo setor, Ademir Aleixo, o atraso na chegada dos documentos ocorreu devido à paralisação dos serviços dos Correios, mas a situação já começou a ser normalizada.
"Essa semana chegaram muitas identidades e, para a semana que vem, está prevista a chegada de mais 140 documentos", informou Ademir. Ele alerta que muitos documentos acabam sendo devolvidos à Secretaria de Segurança Pública por falta de retirada. "O documento fica disponível por três anos aqui no posto de atendimento. Depois desse prazo, se não for retirado, é devolvido para a Secretaria", explicou.
Ainda segundo Ademir, apenas no período até 2023, cerca de 200 carteiras de identidade foram devolvidas por falta de retirada. Ele orienta que, antes de solicitar o documento, é fundamental conferir se houve alguma alteração no nome, como casamento, divórcio ou inclusão de sobrenome. "Primeiro, a pessoa deve atualizar o nome no cartório eleitoral e na Receita Federal. Só depois pode vir ao setor de identificação para confeccionar o novo documento", disse.
O atendimento para confecção das identidades ocorre das 7h30 às 12h30, sem intervalo. Já a retirada pode ser feita no período da tarde, até as 17h. "Eu permaneço aqui até as 17h, trabalhando também com outros serviços da área criminal. Quem quiser vir buscar o documento pode comparecer nesse horário", acrescentou.
Ademir também faz um alerta quanto à documentação exigida. "A certidão de nascimento ou casamento não pode ter rasuras ou manchas. Se tiver, é preciso ir ao cartório e solicitar uma segunda via. É importante conferir todos os dados, como nome dos pais, nome completo, local de nascimento e outros detalhes antes de sair do cartório", orienta.
Outro ponto destacado pelo servidor diz respeito ao preenchimento correto do local de nascimento, principalmente em casos de distritos como Paranorte, pertencente ao município de Juara. "Muitas vezes a certidão vem informando apenas Paranorte, mas precisa constar que o distrito pertence a Juara, conforme exige o sistema nacional de identificação", explicou.
Por fim, Ademir reforçou que o atendimento não se restringe apenas a moradores de Juara. Qualquer cidadão, inclusive de outros municípios ou estados, pode procurar o setor de identificação da cidade. "O documento agora é nacional, é o CPF. Não existe mais aquele modelo antigo de RG. A pessoa pode fazer o documento aqui, mesmo que tenha vindo de outro estado", finalizou.
Fonte: Grupo Amplitude de Comunição
Polícia Militar de Juara volta a utilizar o tradicional uniforme “Azulão” após uma década
Era uma cor de destaque, que permitia que, mesmo de longe, a população identificasse imediatamente a presença policial”, destacou.
Agentes Comunitários de Saúde de Juara recebem novos equipamentos para fortalecer o trabalho nas comunidades
O momento foi marcado por gratidão e reconhecimento, já que além da entrega dos equipamentos, o prefeito Nei parabenizou os agentes pelo excelente trabalho desempenhado no município.
Inauguração do Corpo de Bombeiros de Juara é adiada para ajustes finais no prédio
O Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Prefeitura de Juara, pediu a compreensão da população e reforçou que o adiamento é fundamental para assegurar que a inauguração ocorra dentro dos padrões exigidos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.