A Operação Fourteen foi deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Civil para cumprir 17 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão, além de medidas de quebra de sigilo telefônico, sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias ligadas aos investigados, que podem chegar a R$ 500 mil.
A ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico interestadual de drogas, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro. Os mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Nova Monte Verde, Sinop, Primavera do Leste, Alta Floresta, Guarantã do Norte e Rondonópolis, em Mato Grosso. Também há diligências nos estados do Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
As investigações começaram em fevereiro de 2024, após a prisão em flagrante de uma das principais integrantes do grupo, que transportava oito tabletes de pasta base de cocaína em um ônibus intermunicipal. A partir daí, com o avanço das diligências, a polícia identificou uma estrutura criminosa complexa, organizada e hierarquizada, voltada ao tráfico interestadual.
Segundo a Polícia Civil, foram identificados três núcleos criminosos principais, liderados por reeducandos que continuavam coordenando as atividades ilícitas mesmo de dentro do sistema penitenciário. A análise técnica apontou que os investigados mantinham comunicação frequente, orientavam novos integrantes e planejavam rotas de envio de drogas para estados como Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
Ainda conforme as investigações, o grupo utilizava estratégias para dificultar a atuação policial, como uso de documentos falsos, mudanças constantes de endereço, comunicação cifrada e recrutamento de “mulas” para o transporte de entorpecentes entre estados.
Os envolvidos também são suspeitos de praticar lavagem de dinheiro, movimentando valores em contas bancárias de terceiros com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos.
Fonte: PJC - MT
Procon-MT orienta alunos sobre cancelamento de contrato com autoescolas após mudanças na CNH
Supremo Tribunal Federal anula decisão que reconhecia vínculo CLT de pedreiro em MT
Moradores são resgatados após ficarem ilhados em um sítio na zona rural de Guarantã do Norte
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.