DRMz

POLÍCIA

Polícia

Operação Fourteen bloqueia R$ 500 mil de grupo investigado por tráfico e lavagem de dinheiro em MT e outros estados

As investigações começaram em fevereiro de 2024, após a prisão em flagrante de uma das principais integrantes do grupo, que transportava oito tabletes de pasta base de cocaína em um ônibus intermunicipal

Escrito por Samantha Quinzani

13 FEV 2026 - 17H51

A Operação Fourteen foi deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Civil para cumprir 17 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão, além de medidas de quebra de sigilo telefônico, sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias ligadas aos investigados, que podem chegar a R$ 500 mil.

A ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico interestadual de drogas, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro. Os mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Nova Monte Verde, Sinop, Primavera do Leste, Alta Floresta, Guarantã do Norte e Rondonópolis, em Mato Grosso. Também há diligências nos estados do Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

As investigações começaram em fevereiro de 2024, após a prisão em flagrante de uma das principais integrantes do grupo, que transportava oito tabletes de pasta base de cocaína em um ônibus intermunicipal. A partir daí, com o avanço das diligências, a polícia identificou uma estrutura criminosa complexa, organizada e hierarquizada, voltada ao tráfico interestadual.

Segundo a Polícia Civil, foram identificados três núcleos criminosos principais, liderados por reeducandos que continuavam coordenando as atividades ilícitas mesmo de dentro do sistema penitenciário. A análise técnica apontou que os investigados mantinham comunicação frequente, orientavam novos integrantes e planejavam rotas de envio de drogas para estados como Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

Ainda conforme as investigações, o grupo utilizava estratégias para dificultar a atuação policial, como uso de documentos falsos, mudanças constantes de endereço, comunicação cifrada e recrutamento de “mulas” para o transporte de entorpecentes entre estados.

Os envolvidos também são suspeitos de praticar lavagem de dinheiro, movimentando valores em contas bancárias de terceiros com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos.

Fonte: PJC - MT

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
1 2 3 ... 13 74

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Quinzani, em Polícia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.