O aumento da circulação de bicicletas elétricas e ciclomotores pelas ruas de Juara tem gerado preocupação entre autoridades e moradores.
Em entrevista concedida à imprensa local, o primeiro-tenente Elton, da Polícia Militar, esclareceu os principais pontos sobre a regulamentação desses veículos, que vêm sendo utilizados, muitas vezes, de forma irregular por condutores inclusive crianças e adolescentes.
Segundo o tenente, há uma confusão generalizada sobre o que caracteriza uma bicicleta elétrica e o que é considerado um ciclomotor elétrico. “A bicicleta elétrica precisa ter pedal, e o condutor deve pedalar para que o motor funcione. Ela pode ter até 1.000 watts de potência. Já o ciclomotor pode ter até 4.000 watts e é equiparado a veículos de até 50 cilindradas, seguindo as mesmas exigências legais”, explicou o Elton.
O tenente destacou que o uso de equipamentos de proteção é obrigatório para quem conduz ciclomotores, mesmo que sejam elétricos. Muitos estão usando capacetes inadequados, como aqueles utilizados para montar a cavalo o que não é permitido. O capacete deve ser regulamentado pelo Inmetro, além de outros itens como retrovisores, pisca-alerta, buzina e farol.
Além disso, os ciclomotores precisam ser registrados e emplacados junto ao Departamento de Trânsito, o que, segundo a Polícia Militar, tem sido ignorado por muitos proprietários. Outro ponto abordado foi a utilização indevida das ciclovias. De acordo com o tenente Elton, apenas bicicletas elétricas com pedal, potência de até 1.000 watts e velocidade máxima de 30 km/h podem circular pelas ciclovias. Já os ciclomotores mesmo que elétricos devem trafegar nas ruas como veículos comuns, exceto em vias de trânsito rápido, como rodovias.
A Polícia Militar também demonstrou preocupação com o fato de crianças estarem utilizando ciclomotores nas ruas de Juara. “Temos visto menores trafegando na contramão, sobre calçadas e alternando entre a via e a calçada. Isso representa um perigo enorme, tanto para quem conduz quanto para pedestres e outros motoristas”, alertou o tenente.
Diante das constantes denúncias e da crescente presença desses veículos nas ruas, a Polícia Militar anunciou que intensificará a fiscalização. Proprietários que não registrarem seus ciclomotores ou permitirem que menores os utilizem poderão ter os veículos recolhidos.
Fonte: Por Grupo Amplitude de Comunicação
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.