O Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Rodrigo Araújo Messias, solicitou ao ministro André Mendonça do Supremo Tribunal Federal (STF) que declare a inconstitucionalidade da lei nº 12.197/2023, conhecida como 'Lei da Pesca' em Mato Grosso. A AGU alega que a legislação excede os limites do Poder Executivo estadual e prejudica a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Atividade Pesqueira. Este pedido foi feito em resposta a uma das três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI’s) movidas por diferentes entidades, incluindo a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA).
A AGU argumenta que as alterações propostas pelo governo estadual não são suficientes para resolver as questões de inconstitucionalidade e as consequências negativas para os pescadores artesanais. Por isso, solicita uma medida cautelar imediata do STF e, posteriormente, a procedência do pedido de declaração de inconstitucionalidade.
Enquanto isso, uma mudança na lei está sendo discutida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com urgência. No entanto, essa votação é criticada por alguns deputados, como Wilson Santos, que defende aguardar a decisão do STF sobre o assunto.
A AGU também reiterou seu pedido ao ministro do STF, apresentando uma Nota Técnica que destaca os impactos negativos da lei sobre a proteção previdenciária das comunidades de pescadores artesanais em Mato Grosso, caso a lei estadual seja mantida, alegando que a mesma não considera as necessidades específicas dessas comunidades.
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.
Acidente grave entre carro e moto no Bairro Jardim Califórnia, em Juara
Falta de sinalização, falta de respeito de condutores e alta velocidade tem causado muitos acidentes na área urbana da cidade de Juara
Secretaria de Meio Ambiente realizará limpeza de lixos deixado por família na ponte do Rio Arinos, em Juara
Secretaria de Meio Ambiente realizará limpeza de lixos deixado por família na ponte do Rio Arinos, em Juara
Corpo de Bombeiros Militar esteve em Juara para tratar de ações durante o período de seca e da instalação de núcleo no município
Juara está preste a receber definitivamente as instalações de uma núcleo do Corpo de Bombeiros que vai atender toda a região do Vale do Arinos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.