O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que, a partir desta sexta-feira (1º.8), todos os registros de sinistros de trânsito sem vítima passam a ser feitos de forma online e exclusivamente pelo portal da autarquia.
Para fazer o registro, basta acessar o portal do Detran (www.detran.mt.gov.br) pelo celular ou computador, ir à opção “Serviços” e depois clicar em “registro de sinistro sem vítima”. O acesso à página do registro é feito com o MT Login, ou pela conta do Governo Federal, ou qualquer e-mail válido.
O serviço é gratuito e pode ser realizado por um dos condutores envolvidos no sinistro. Durante as etapas do registro, o cidadão deve incluir fotos e vídeos.
Os dados enviados no sistema serão validados pela equipe do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Detran, para posteriormente gerar uma certidão do registro do sinistro. O documento pode ser utilizado, por exemplo, para dar entrada no seguro do veículo.
Sinistros de trânsito sem vítima são aqueles que envolvem apenas danos materiais, como, por exemplo, colisão traseira, em cruzamento, raspão durante manobras de estacionamento, sinistros por causas naturais (chuva, pista escorregadia, etc.), estouro de pneu com perda de controle e batida, entre outros.
Segundo o gerente de Renaest do Detran, Walber Desto, a intenção é que a autarquia tenha esses registros para traçar ações preventivas visando à redução dos sinistros de trânsito.
“O primeiro passo para um sinistro com vítima é o sinistro sem vítima. Traçando parâmetros para reduzir um, também podemos reduzir o outro”, observou.
O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, reforçou que o portal de registro de trânsito sem vítima é mais uma ferramenta de modernização dos serviços do Detran para o cidadão mato-grossense.
“Disponibilizamos mais essa facilidade para que o cidadão não precise se deslocar para fazer esse registro, proporcionando agilidade e facilidade ao condutor”, destacou.
O Detran reforça que, nos casos de sinistros de trânsito com vítima, os condutores envolvidos devem acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), via 190, para atendimento da ocorrência.
Fonte: DETRAN-MT
Governo de MT vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira até 2026
Dois veículos furtados são recuperados com auxílio de câmeras do Vigia Mais MT neste fim de semana
Justiça suspende contratos milionários da Prefeitura e Câmara de Tabaporã com escritório de advocacia
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.