Na última terça-feira, 29 de outubro, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, visitou a Coordenação Regional (CR) Noroeste de Mato Grosso, em Juína, como parte de uma estratégia para reestruturação e fortalecimento da autarquia. A presença de Joenia trouxe uma oportunidade significativa de escuta e diálogo, com foco em entender as principais demandas dos aproximadamente 7 mil indígenas atendidos pela unidade, composta por seis Coordenações Técnicas Locais (CTLs). Entre as etnias da região, estão os povos Apiaká, Kayabi, Munduruku, Rikbaktsa, Arara, Cinta Larga, Enawene-Nawe, Manoki/Irantxe e Myky.
Com as diretoras de Gestão e Administração, Mislene Metchacuna, e de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, a presidente enfatizou a necessidade de reforçar a atuação da Funai. Segundo Joenia, uma de suas prioridades é fortalecer a fundação por meio da valorização de seus servidores e da criação de condições de trabalho adequadas, depois de anos de sucateamento da instituição. “Promover e proteger os direitos dos povos indígenas é nossa missão. Quando assumi a presidência, estabeleci que o fortalecimento da Funai, a demarcação das terras indígenas e a proteção dos territórios seriam as três prioridades”, afirmou Joenia.
Demandas e ações estratégicas
O coordenador regional Marcelo Munduruku destacou a importância de descentralizar as decisões para uma atuação mais eficiente. “A centralização dificultava o consenso. Mudamos esse modelo para uma lógica organizacional integrada”, explicou ele, ressaltando a importância da coletividade nas ações que envolvem as CTLs e as comunidades indígenas.
Além das mudanças administrativas, a Funai instituiu um Grupo de Trabalho (GT) em abril, que finalizou atividades em outubro com propostas de reestruturação participativa. A autarquia busca, por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), preencher 502 vagas, das quais 30% serão destinadas a indígenas, visando a ampliação do quadro de servidores e a valorização dos atuais, muitos atuando há décadas, como o servidor Francisco Cavalcante, da CTL Juína III.
Avanços em demarcação e proteção territorial
Desde o início da atual gestão, a Funai enviou 14 processos de demarcação ao presidente da República, dos quais dez foram homologados, além de ter assinado 11 portarias declaratórias em 2024. A Funai ainda avança nos estudos de 151 terras para futuras delimitações. As terras indígenas ocupam hoje 13,8% do território brasileiro, desempenhando papel crucial na preservação ambiental e combate às mudanças climáticas, ressaltou Lucia Alberta, que reafirmou o compromisso da Funai com a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI).
A visita de Joenia Wapichana marca um novo capítulo no diálogo e na escuta das comunidades indígenas, reforçando o compromisso da Funai com políticas públicas que visam a sustentabilidade, a valorização e a proteção dos povos indígenas e seus territórios.
_____
Fotos: Assessoria de Comunicação/Funai
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News
Acidente grave entre carro e moto no Bairro Jardim Califórnia, em Juara
Falta de sinalização, falta de respeito de condutores e alta velocidade tem causado muitos acidentes na área urbana da cidade de Juara
Secretaria de Meio Ambiente realizará limpeza de lixos deixado por família na ponte do Rio Arinos, em Juara
Secretaria de Meio Ambiente realizará limpeza de lixos deixado por família na ponte do Rio Arinos, em Juara
Corpo de Bombeiros Militar esteve em Juara para tratar de ações durante o período de seca e da instalação de núcleo no município
Juara está preste a receber definitivamente as instalações de uma núcleo do Corpo de Bombeiros que vai atender toda a região do Vale do Arinos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.