DRMz

ECONOMIA

Internet
Economia

Pagamento do IPVA 2026 em MT começa em março e pode garantir até 10% de desconto

O imposto poderá ser quitado em cota única, com descontos de 5% ou 3%, ou ainda parcelado em até oito vezes.

Escrito por Samantha Quinzani

30 DEZ 2025 - 16H51

A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026. Os vencimentos estão distribuídos entre os meses de março, abril e maio, de acordo com o número final da placa do veículo.

O imposto poderá ser quitado em cota única, com descontos de 5% ou 3%, ou ainda parcelado em até oito vezes.

Para veículos com placas finais 1, 2, 3 e 4, o vencimento ocorre em março de 2026. O pagamento até o dia 10 garante desconto de 5%, enquanto a quitação até o dia 20 assegura abatimento de 3%. Já quem optar pelo pagamento integral sem desconto ou pelo parcelamento deverá pagar a primeira parcela até 31 de março.

Os veículos com placas terminadas em 5, 6 e 7 terão vencimento em abril. O desconto de 5% é válido para pagamentos realizados até o dia 10, e o de 3% até o dia 20. O prazo para pagamento sem desconto ou da primeira parcela vai até 30 de abril.

Para placas com finais 8, 9 e 0, o desconto de 5% poderá ser obtido até 11 de maio, enquanto o de 3% será concedido para pagamentos até o dia 20. O vencimento da cota única sem desconto ou da primeira parcela ocorre em 29 de maio.

No caso do parcelamento, a Sefaz-MT ressalta que o valor mínimo de cada parcela corresponde a 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT), vigente no mês da formalização. As parcelas são mensais, consecutivas e vencem sempre no último dia útil de cada mês.

Além disso, contribuintes cadastrados no programa Nota MT podem obter um desconto adicional de até 10% no valor do IPVA, limitado a R$ 700. O benefício é válido para qualquer modalidade de pagamento e pode ser acumulado com os demais descontos previstos no calendário oficial.

Fonte: G1MT

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
1 2 3 ... 10

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Quinzani, em Economia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.