DRMz

AGRO

Agro

Sinop: produtores contestam resultados de balança da concessionária da MT-220 e Inmetro realiza auditoria

O agricultor Moacir Volkeis, um dos que contestam o sistema de pesagem, fez críticas contundentes aos dados apresentados pela concessionária. “Isso aqui virou uma fábrica de multa e desrespeito com quem trabalha'.

Escrito por Renan Botega

23 JUL 2025 - 09H09

Internet

Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizaram, na manhã de hoje, uma auditoria na balança de pesagem de caminhões e carretas localizada no posto da concessionária da rodovia MT-220 (entre Sinop e Juara), a aproximadamente 40 km de Sinop. Produtores rurais e empresários do setor madeireiro têm questionado os resultados fornecidos pela balança, alegando que os pesos registrados são superiores aos obtidos em suas propriedades. Muitos estão sendo multados por excesso de peso.

O agricultor Moacir Volkeis, um dos que contestam o sistema de pesagem, fez críticas contundentes aos dados apresentados pela concessionária. “Isso aqui virou uma fábrica de multa e desrespeito com quem trabalha. Falo com conhecimento de causa, pois tenho caminhões que passaram vazios aqui e ainda assim acusaram excesso entre eixos. Como se explica isso? Em São Paulo e Goiás, onde também há várias balanças de eixo, nunca vi algo assim, nunca recebi uma multa como aqui na 220”, afirmou.

Além da inspeção no posto de pesagem, o Inmetro também esteve em propriedades rurais da região, onde realizou pesagens de veículos que posteriormente serão novamente avaliados na balança da rodovia, com objetivo de comparação.

Outro lado

O advogado da concessionária, Cleiton Silva, informou que a balança está com as operações suspensas há cerca de duas semanas, atendendo a uma solicitação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos (AGER), até a conclusão da auditoria do Inmetro. “Quando os caminhoneiros e produtores pesam os veículos nas fazendas, no ‘balanção’, os resultados estão dentro dos limites. Aqui, o sistema funciona por eixo. Cada eixo que passa é verificado e, se for constatado excesso em um conjunto de eixos, o agente autuador – no caso, o policial militar – realiza a autuação”, explicou.

Silva ressaltou que a concessionária não é responsável pelas autuações e “não recebe nenhum valor referente às multas aplicadas”. Segundo ele, a única obrigação da empresa, conforme o contrato de concessão, é instalar o modelo de balança previsto no acordo e manter toda a estrutura do posto disponível para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra).

O sistema de pesagem por eixo consiste em medir o peso individual de cada eixo dos caminhões ou carretas, garantindo que a carga esteja distribuída de forma adequada e dentro dos limites estabelecidos pela legislação, visando preservar a malha asfáltica.

Fonte: SÓ NOTICIAS

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
1 2 3 ... 4

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Renan Botega, em Agro

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.