Acontece

Usina hidrelétrica reduz nível de reservatório por segurança e provoca morte de peixes e barcos ficam encalhados

Segundo a Eletrobras, a redução do volume de água no reservatório teve início ainda na quinta-feira 14/08, a medida foi tomada após que cinco dos 70 drenos apresentarem danos em suas estruturas

Escrito por Hélio Barros

19 AGO 2025 - 09H41

Internet

Os moradores da cidade de Itaúba relataram a morte de peixes e a dificuldade de locomoção para a população ribeirinha que depende das águas do rio Teles Pires, segundo eles as embarcações que ficam às margens do rio estão encalhadas.

A usina hidrelétrica de Colíder por motivo de alerta de segurança provocou o rebaixamento do nível do reservatório da usina por determinação da Eletrobras.

Segundo a Eletrobras, a redução do volume de água no reservatório teve início ainda na quinta-feira 14/08, a medida foi tomada após que cinco dos 70 drenos apresentarem danos em suas estruturas, os drenos controlam a pressão da água no sistema de barragem.

Para a empresa, o rompimento de um dos drenos movimentou a realização de inspeção por recomendação de um painel externo para reduzir o nível do reservatório para garantir a segurança da estrutura.

Em nota, a Sema informou que cinco equipes foram mobilizadas pela empresa para resgatar os peixes da área afetada.

Para os moradores que tem seus comércios às margens do alagado há anos o prejuízo já é mais que certo, afetando o turismo de pesca que é forte na região.

Fonte: TV Amplitude: Hélio Barros

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Hélio Barros, em Acontece

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.