A Polícia Civil executou 19 mandados de prisão preventiva, na manhã desta terça-feira (19), durante a Operação Tertius, que apura a atuação de uma quadrilha responsável por golpes virtuais e lavagem de dinheiro, em Cuiabá.
Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam anúncios verdadeiros de veículos em plataformas de compra e venda, copiavam imagens e informações e criavam publicações falsas para enganar interessados.
A apuração aponta que o grupo chegou a divulgar mais de 370 anúncios fraudulentos, lesando mais de 3,4 mil pessoas e causando prejuízo superior a R$ 2 milhões.
As diligências tiveram início em julho de 2022, após denúncia anônima que levou os policiais até uma residência no Bairro CPA 3, usada como base para a prática de estelionatos.
Como agiam
Após conquistar a confiança das vítimas, os golpistas se passavam por intermediários na negociação entre comprador e proprietário do carro. Para apressar a transação, aplicavam técnicas de persuasão psicológica, criando sensação de urgência.
O golpe era consumado quando as vítimas, acreditando na negociação, realizavam transferências via PIX. Os valores eram destinados a contas de “laranjas”, dificultando o rastreamento. Logo após receberem o dinheiro, os criminosos encerravam o contato com os compradores.
Na operação desta terça-feira, a Polícia Civil também cumpriu 55 mandados de busca e apreensão, 31 medidas cautelares alternativas à prisão – incluindo o uso de tornozeleira eletrônica – além do bloqueio de 50 contas bancárias ligadas aos investigados.
As autoridades continuam as investigações para identificar e prender outros possíveis integrantes do esquema.
Fonte: G1MT
Usina hidrelétrica reduz nível de reservatório por segurança e provoca morte de peixes e barcos ficam encalhados
Polícia Civil prende casal e desarticula ponto de venda de drogas em Juara
Biomédico responsável por rede de laboratórios é detido em operação que apura fraudes em exames em MT
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.