Entre os dias 21 e 23 de maio, a Câmara Municipal de Juara recebe um importante encontro promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (CETRAP-MT), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT). O objetivo do evento é capacitar profissionais da saúde, educação, assistência social e demais servidores municipais para enfrentarem o tráfico humano, uma realidade alarmante no Estado de Mato Grosso, incluindo o município de Juara.
Cleidi Souza, enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e membra do CETRAP-MT, destacou a importância do encontro. “O objetivo desses três dias é trabalhar a temática do enfrentamento ao tráfico humano. As pessoas muitas vezes acham que esse tipo de situação ocorre apenas em grandes centros como São Paulo, mas nossa realidade em Juara e em todo o interior de Mato Grosso também é preocupante”, explicou.
A atuação do CETRAP-MT se estende a todos os municípios e regiões do estado, focando na prevenção, assistência e repressão ao tráfico de pessoas. “Infelizmente, o estado de Mato Grosso tem casos de tráfico humano, principalmente para trabalho análogo à escravidão e exploração sexual. O comitê está levando oficinas de capacitação para despertar a prevenção junto aos profissionais da rede”, informou Cleidi Souza.
No primeiro dia do evento, o Promotor de Justiça do Ministério Público em Juara, Dr. Rodrigo Silva, apresentou dados atualizados sobre o tráfico de pessoas no estado, com destaque para a região de Juara. “Temos muitas fazendas, frigoríficos e trabalhadores em recapeamento de asfalto. Embora existam fazendas comprometidas, há também aquelas que se aproveitam do trabalho sem pagar nada ou com pagamentos insignificantes”, acrescentou Cleidi.
A população tem um papel fundamental na prevenção e denúncia do tráfico de pessoas. O crime de tráfico de pessoas é o terceiro mais rentável no mundo, seguido pelo tráfico de drogas e armamentos. A prática envolve rapto de crianças para adoção ilegal, exploração sexual, retirada ilegal de órgãos e trabalho análogo à escravidão. “A sociedade precisa ficar atenta e cuidar dos jovens, crianças, adolescentes e imigrantes que buscam oportunidades em nosso estado”, enfatizou a membra do CETRAP-MT.
Para denunciar suspeitas de tráfico de pessoas, a população pode utilizar os canais de denúncia como: Disque 100, Disque 180 e Disque 190. Esses canais são essenciais para que as autoridades possam atuar de maneira eficaz na proteção e segurança dessas pessoas.
O evento em Juara reforça o compromisso das autoridades e da comunidade na luta contra o tráfico de pessoas, promovendo ações de conscientização e capacitação para garantir um futuro mais seguro e justo para todos.
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.
Acidente grave entre carro e moto no Bairro Jardim Califórnia, em Juara
Falta de sinalização, falta de respeito de condutores e alta velocidade tem causado muitos acidentes na área urbana da cidade de Juara
Secretaria de Meio Ambiente realizará limpeza de lixos deixado por família na ponte do Rio Arinos, em Juara
Secretaria de Meio Ambiente realizará limpeza de lixos deixado por família na ponte do Rio Arinos, em Juara
Corpo de Bombeiros Militar esteve em Juara para tratar de ações durante o período de seca e da instalação de núcleo no município
Juara está preste a receber definitivamente as instalações de uma núcleo do Corpo de Bombeiros que vai atender toda a região do Vale do Arinos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.