Internet
Notícias

Rio sobe após chuvas, causa alagamentos e deixa estradas interditadas em Peixoto de Azevedo

O aumento do volume de água provocou alagamentos e comprometeu importantes vias de acesso. Vídeos feitos por moradores mostram a água invadindo trechos do acostamento da BR-163.

Escrito por Samantha Quinzani

19 FEV 2026 - 16H32

O município de Peixoto de Azevedo, enfrenta transtornos após as fortes chuvas dos últimos dias elevarem o nível do rio na região. O aumento do volume de água provocou alagamentos e comprometeu importantes vias de acesso. Vídeos feitos por moradores mostram a água invadindo trechos do acostamento da BR-163.

De acordo com relatos, a última vez que uma situação parecida foi registrada no município foi em 2005. Com o nível do rio acima do normal, diversas estradas de terra no entorno da rodovia foram interditadas, dificultando o deslocamento da população e o escoamento da produção agrícola.

Segundo o vereador Oldair Dallazen, o cenário é crítico. “Praticamente 80% das estradas estão interditadas. A perda de soja é grande porque os produtores não estão conseguindo colher. As estradas estão intransitáveis, e as carretas acabam atolando”, afirmou.

Ainda conforme o parlamentar, não há previsão para a normalização total do tráfego. Equipes das secretarias municipais de Obras e de Transporte atuam para minimizar os impactos e tentar restabelecer o acesso nas áreas mais afetadas.

Situação no município vizinho

Em Matupá, município vizinho, os impactos das chuvas também foram registrados. No último dia 12, uma carreta tombou na rodovia E60 após a estrada ficar alagada. Um vídeo gravado por morador mostra o veículo avançando enquanto a água já cobria parte dos pneus. Em seguida, ao atingir um buraco, a carreta começou a tombar lentamente até ficar com a lateral submersa.

Já no dia 6, um casal e três filhos, com idades entre 7 e 11 anos, ficaram presos dentro de uma caminhonete ao tentarem atravessar uma rua durante uma enchente causada pelo transbordamento de um córrego. Para resgatar a família, os vidros do veículo precisaram ser quebrados. Todos conseguiram subir no teto da caminhonete e foram retirados sem ferimentos.

A área afetada fica na divisa entre Peixoto de Azevedo e Matupá, que decretou situação de emergência no último dia 9 após uma forte tempestade provocar enchentes que atingiram mais de 20 casas no município.

Fonte: G1MT

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samantha Quinzani, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.