A Receita Federal apreendeu, na quarta-feira (29), aproximadamente R$ 200 mil em cigarros eletrônicos (vapes) durante a segunda fase da Operação Septentrio, realizada em Sinop. O órgão não informou a quantidade exata dos produtos nem os locais fiscalizados.
A ação contou com o apoio do 3º Comando Regional da Polícia Militar e teve como foco estabelecimentos comerciais suspeitos de vender produtos estrangeiros de forma irregular.
De acordo com as investigações, foi identificada uma rede responsável pela importação, transporte e distribuição dos cigarros eletrônicos, cuja comercialização é proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os produtos apreendidos serão encaminhados aos trâmites legais, que podem incluir leilão, incorporação ao patrimônio público ou doação a entidades filantrópicas, destinando à sociedade os bens obtidos de forma ilícita.
Em outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para uma nova e preocupante onda de vício em nicotina entre adolescentes em todo o mundo, impulsionada pelo consumo de cigarros eletrônicos.
Segundo a Receita Federal, a venda desses produtos pode causar prejuízos financeiros aos comerciantes e resultar em sonegação de impostos.
O nome da operação, “Septentrio”, vem do latim e significa “norte” ou “região setentrional”, em referência à localização estratégica da área onde a ação foi deflagrada.
Fonte: G1MT
PF realiza operação contra garimpo ilegal e cumpre mandados em Sinop e outras seis cidades
Governador Mauro Mendes sobre operação no RJ: “Mortes são lamentáveis, mas é preciso coragem para enfrentar a criminalidade”
Polícia Civil cumpre mandados contra faccionados envolvidos com o tráfico de drogas em Apiacás
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.