Sem um olho, sem um rim, mas completa. É assim que a jornalista Amália Barros, de 37 anos e moradora de Campo Novo do Parecis, se define em seu Instagram, rede social que é acompanhada por mais de 167 mil pessoas e ferramenta utilizada para mudar a vida de muita gente.
Aos 20 anos, Amália dormiu enxergando e acordou cega do olho esquerdo. O diagnóstico: uveíte causada por toxoplasmose. Durante dez anos foram 12 cirurgias frustradas para tentar enxergar. A solução veio com a enucleação de um globo ocular e a adaptação da prótese. No meio disso tudo, uma cirurgia para tirar um rim que não se desenvolveu por inteiro.
Em 2021 a jornalista fundou o Instituto Amália Barros para realização de campanhas de doação de prótese ocular e lente escleral a pessoas carentes, além de prestar informação e assistência aos monoculares. O Instituto já atendeu mais de 80 pessoas de todas as regiões do Brasil.
Amália é autora do livro “Se Enxerga: transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, onde ela conta como ressignificou o maior obstáculo da sua vida, a perda de um olho, e o transformou na solução para tornar melhor o dia a dia de milhares de brasileiros. Lançada em dezembro de 2021 no Salão Negro do Senado Federal, a obra está à venda em formato físico no Mercado Livre e no formato digital pela Amazon.
Lei Amália Barros
A Lei 14.126/2021 (Lei Amália Barros) foi sancionada em 22 de março de 2021 pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, assegurando a pessoa com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para a pessoa com deficiência.
O que podemos adiantar é que tantos problemas pessoais foram transformados em solução para milhares de brasileiros, através da Lei 14.126/2021, batizada como Lei Amália Barros e sancionada pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em 22 de março de 2021, dia do aniversário de Amália e também da Primeira-Dama Michelle Bolsonaro.
Contato:
65 99940-2200
@amaliabarros amaliabarros01@hotmail.com
https://institutoamaliabarros.org.br
Fonte: Da redação com informações da Assessoria Instituto Amália Barros
Mulher fica ferida após cair de moto ao passar por quebra-molas em Juara
Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
Treinador de equipe de futsal feminino pede apoio para participar de evento esportivo
Treinador de time futsal feminino pede apoio para participar de evento esportivo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.