A Defesa Civil do Estado realizou, nesta quarta-feira (22.1), uma reunião técnica com mais de 30 coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, para reforçar as orientações às prefeituras diante da previsão de chuvas intensas em diversas regiões do Estado para os próximos dias.
A equipe estadual apresentou o panorama meteorológico até esta sexta-feira (23), com previsão de volumes de chuva que podem chegar a 110 milímetros, com maior atenção para as regiões Sudeste, Norte e Noroeste do estado, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mesmo as áreas com previsão de menor volume de precipitação podem apresentar chuvas intensas pontuais.
De acordo com o coordenador de gestão de riscos da Defesa Civil do Estado, subtenente BM José Bruno de Souza Filho, os principais riscos neste período de chuvas intensas são alagamentos, enxurradas, inundações, deslizamentos em áreas de encosta e danos à infraestrutura viária, além de riscos à população que mora em áreas vulneráveis.
A Defesa Civil reforçou a importância de medidas preventivas por parte dos municípios, como o monitoramento diário dos boletins meteorológicos, a ativação dos planos de contingência, o acompanhamento das áreas de risco já mapeadas, além da orientação direta às comunidades que estão em locais mais vulneráveis, incentivando o cadastro da população para receber alertas da Defesa Civil do Estado.
As equipes municipais também foram orientadas a registrar as ocorrências no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, e a comunicar a Defesa Civil Estadual sobre quaisquer situações de risco nos municípios.
O encontro ressaltou a importância da atuação integrada entre Estado e municípios, com foco na prevenção e na proteção da população durante o período chuvoso.
“O Estado tem sido muito presente na atuação conjunta com os municípios, e esse apoio da Defesa Civil estadual é de extrema importância, tanto na logística preventiva quanto para restabelecer cenários com mais efetividade nos municípios”, afirmou o coordenador de proteção e Defesa Civil de Aripuanã, Ezequiel Leandro de Sousa.
Receba os alertas da Defesa Civil
A população pode se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil enviando o CEP para o número 40199 (SMS) ou iniciando uma conversa pelo chat automático no WhatsApp (61) 2034-4611.
Fonte: DEFESA CIVIL
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.