Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Travessia do Rio Teles Pires com destino à Juara, pela MT/220 é feita por balsas.

A ponte será levantada.

Data: Segunda-feira, 18/06/2018 14:14
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara - Paulo Becker

Iniciou ao meio dia de hoje, segunda-feira, dia 18, as travessias por balsas do Rio Teles Pires, trecho da rodovia MT/220 que liga Sinop a Juara e demais municípios do Vale do Arinos.

As balsas foram instaladas devido às obras de levantamento da ponte em 70 centímetros tornando possível o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop, que tem previsão para o fim do mês de setembro deste ano.

Com a construção da usina, várias áreas foram afetadas e precisam, agora, se adaptar de acordo com as necessidades e essa interferência faz com que seja preciso diversas mudanças, a altura da ponte, que foi construída no governo de Dante de Oliveira, é uma delas.

“No caso da ponte da MT/220, a elevação de 70 centímetros é a mesma da movimentação do lago. Então, vamos utilizar uma estrutura que funcionou no passado, que é a travessia por balsas, muito comum aqui no Mato Grosso”, salientou Ricardo Padilha, diretor de Meio Ambiente da Concessionária da Usina, a Sinop Energia.

Duas balsas serão usadas para a travessia, uma exclusivamente para veículos leves e outra para veículos pesados.

As balsas vão fazer a travessia 24 horas e não haverá custo para os usuários da rodovia. “Aproveito a oportunidade para pedir aos usuários que façam duas filas, uma de veículos leves e outra de veículos pesados. Isso vai possibilitar agilidade no embarque e desembarque e na travessia que calculamos que ocorra em três minutos. Vamos contar com um organizador de fila, o local todo iluminado, com total segurança, tudo pensado para que a obra ocorra em 44 dias. Então no dia 1º de agosto o tráfego na ponte deve ser liberado e normalizado”, explicou Padilha.

A Usina Hidrelétrica Sinop tem previsão de início da operação em dezembro de 2018, com geração de 408 MW de energia que será distribuída por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN) atendendo a 1,6 milhão de pessoas.

O Empreendimento abrange cinco municípios da região Norte de Mato Grosso, sendo que seu reservatório de 342 km² abrangerá Sinop, Sorriso, Cláudia, Itaúba e Ipiranga do Norte.