Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Alunos de comunidades rurais de MT deixam de ir à escola por falta de transporte

Mãe de alunos afirma que o filho falta, pelo menos, 3 vezes por semana. A Prefeitura de Chapada dos Guimarães afirma que empresas estão irregulares e, por isso, não faz o pagamento.

Data: Terça-feira, 22/05/2018 08:30
Fonte: G1 MT

Alunos de comunidades rurais de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá estão sem ir à escola por falta de transporte escolar. Sem pagamentos, prestadores do serviço deixaram de buscar os alunos.

Por meio de assessoria, a prefeitura alega que empresas estão irregulares e, por isso, não pode fazer o pagamento.

De acordo com a dona de casa Rosa Cruz, moradora da comunidade Santa Luzia, a situação já dura mais de meses.

Ela, que é mãe de dois alunos da escola municipal Irene Ferreira, conta que ao menos três vezes por semana, os filhos faltam às aulas por falta de transporte escolar.

 

“As crianças estão prejudicadas, porque faltam muitas aulas e perdem o conteúdo”, relatou.

 

A prefeitura afirma que já incluiu a dívida com as empresas de transporte na planilha de pagamentos, mas exigiu que os prestadores do serviço regularizem a situação.

“A condição exigida pela prefeitura para efetuar o pagamento é a imediata regularização da documentação, sob pena de rompimento do contrato, por descumprimento de cláusulas”, diz trecho da nota.

A GMTUR, uma das empresas que faz o transporte dos alunos, informou ter firmado novo acordo com a prefeitura e que deve retomar o transporte escolar ainda essa semana.

A preocupação dos moradores das comunidades Praia Rica, Paraíso do Manso, Santa Luzia, Genésio Alves e Mangueiral, não é apenas com falta do transporte, mas com a situação dos ônibus.

“Eu tenho medo de mandar meus filhos para a escola”, disse Rosa.

Segundo ela, os ônibus têm vários problemas mecânicos e de estrutura. Recentemente a dona de casa encaminhou um vídeo que mostra que um ônibus saiu da estrada porque a roda desprendeu.

G1 não conseguiu contato com a demais empresas que fazem o transporte escolar nessas comunidades.