Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Agricultura Familiar em Juína Recebe Impulso com Mudas de Café e Cacau de Qualidade

Data: Quinta-feira, 29/02/2024 09:35
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

A Secretaria de Agricultura de Juína está desempenhando um papel crucial no apoio aos agricultores familiares, fornecendo mudas de café e cacau de alta qualidade cultivadas no viveiro municipal. Eder Luiz Weber, técnico em agropecuária, destaca que a prioridade da secretaria é atender às demandas dos agricultores familiares e impulsionar as culturas que são fundamentais para a economia local.

O trabalho da secretaria começou em parceria com o Governo do Estado e outras instituições técnicas com o objetivo de revitalizar a cafeicultura na região de Juína e em todo o noroeste e norte do estado de Mato Grosso. Com o passar dos anos, esse esforço se consolidou, com a criação de dois viveiros dedicados à produção de mudas de café clonal. Essas mudas são selecionadas por sua qualidade genética, alta produtividade e resistência a pragas e doenças, além de terem um custo de produção mais baixo.

Weber ressalta que essa iniciativa é uma verdadeira ação de política pública, apoiada por várias gestões governamentais, que reconhecem a importância da cafeicultura para a economia local e o sustento dos agricultores familiares. O sucesso do projeto é evidente na consolidação dessa cultura ao longo dos anos.

Além do café, a secretaria também está promovendo o cultivo de cacau como uma alternativa rentável para os agricultores familiares. Em colaboração com instituições como CEPLAC, Secretaria de Agricultura Familiar do Estado e Empaer, eles estão fornecendo mudas de cacau de alta qualidade para os produtores. Essas mudas são selecionadas para produzir amêndoas com potencial para a fabricação de chocolates gourmet, agregando valor ao produto final.

Atualmente, o cacau está atingindo valores de mercado nunca antes vistos, chegando a cerca de R$ 27 o quilo da amêndoa. Isso representa uma renda significativa para os produtores locais e destaca o sucesso do trabalho realizado nos últimos quatro anos nos viveiros municipais e privados de Juína.

Nos viveiros, as mudas recentemente enxertadas estão passando por um cuidadoso acompanhamento. Em cerca de 60 dias, essas mudas estarão prontas para serem comercializadas, contribuindo ainda mais para fortalecer a economia da agricultura familiar em Juína.

O compromisso da Secretaria de Agricultura de Juína em fornecer suporte e recursos aos agricultores familiares está gerando impactos positivos na comunidade, promovendo o desenvolvimento sustentável e a prosperidade econômica da região.