Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Juína: Jovens são convocados para Juramento à Bandeira em 2024

Data: Sexta-feira, 16/02/2024 08:44
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

O Tenente Júlio Gomes Monteiro, delegado da 13ª Delegacia de Serviço Militar de Juína, compartilha informações essenciais sobre o processo de alistamento e juramento à bandeira para os jovens que completam 18 anos em 2024.

Alistamento Militar

Segundo Monteiro, todos os jovens que completarem 18 anos neste ano devem realizar o alistamento militar, que ocorre no período de 1º de janeiro a 30 de junho. Ele enfatiza que é obrigatório comparecer à junta do Serviço Militar ou realizar o alistamento online.

Para o alistamento, é necessário apresentar documentação essencial, incluindo identidade com foto e comprovante de residência, garantindo que o jovem esteja em dia com suas obrigações militares.

Juramento à Bandeira

O juramento à bandeira está agendado para o dia 8 de maio, na Praça da Bíblia, às 7h30, e é um momento importante para os jovens que estão ingressando na vida adulta. Monteiro destaca a importância da apresentação uniformizada, solicitando que todos compareçam de camiseta branca e calça jeans.

Repercussões da Falta de Documentação

Monteiro ressalta que o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) são documentos de suma importância. A falta desses documentos pode acarretar complicações na vida do jovem, como dificuldades para obter passaporte, ingressar em faculdades e participar de concursos públicos.

Em caso de aprovação em concurso público e ausência de quitação com o serviço militar, o jovem deve comparecer à Junta para regularizar sua situação.

Conclusão

O processo de alistamento militar e juramento à bandeira representa um momento de responsabilidade e compromisso com a nação para os jovens de Juína. O cumprimento dessas obrigações é fundamental para garantir a regularidade da documentação e o exercício pleno da cidadania.

Com essas informações, os jovens e suas famílias podem se preparar adequadamente para este importante passo na vida de cada um.