Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Decisão Judicial mantém processo contra membros de facção criminosa em Juara

Os réus, identificados pelos codinomes "Pesadelo", "Metralha", "Bactéria", "Panda", "Colombiana" etc.

Data: Quarta-feira, 31/01/2024 08:30
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

Na última decisão proferida pela juíza Ana Cristina Mendes, titular da 7ª Vara Criminal, o processo contra 10 membros de uma facção criminosa em Juara foi mantido. Os acusados enfrentam alegações de envolvimento no tráfico de drogas na cidade, além de serem apontados por aliciar adolescentes para participar da venda de substâncias ilícitas.

 

Os réus, identificados pelos codinomes "Pesadelo", "Metralha", "Bactéria", "Panda", "Colombiana", entre outros, encontram-se detidos desde junho de 2023. Todos negaram veementemente as acusações, alegando não fazerem parte da organização e negando qualquer envolvimento com atividades de tráfico. Solicitaram, inclusive, a absolvição sumária.

 

De acordo com a denúncia aceita pelo Judiciário, os acusados teriam "promovido, constituído, financiado e integrado a organização criminosa, atuante no município de Juara". A facção seria estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, visando obter vantagens, diretas ou indiretas, mediante a prática de diversas infrações penais.

 

A decisão da juíza Ana Cristina Mendes refuta a solicitação de absolvição sumária, argumentando que, após a análise dos autos, não foi identificada nenhuma causa de excludente da ilicitude dos fatos, nem a verificação de hipóteses que permitiriam a absolvição sumária com base no artigo 397 do Código de Processo Penal (CPP).

 

"Assim, estando presentes a materialidade e os indícios de autoria, resta latente a Justa Causa para o prosseguimento deste processo criminal, de modo que mantenho o recebimento da denúncia, com o consequente processamento regular do feito", afirma trecho da decisão da magistrada.

 

O desdobramento do caso continua a despertar a atenção da comunidade local, destacando a importância do sistema judiciário no combate às organizações criminosas e no resguardo da segurança pública em Juara. O processo seguirá agora para as próximas fases, com a promessa de um julgamento justo e imparcial.