Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mais de 500 famílias em Juara podem perder benefícios sociais por irregularidades no Cadastro Único

A não atualização pode resultar na perda de diversos benefícios, impactando diretamente a qualidade de vida dessas famílias. (Assista a entrevista abaixo).

Data: Sexta-feira, 12/01/2024 11:43
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

No município de Juara, mais de 500 famílias enfrentam a ameaça iminente de perderem seus benefícios sociais devido a irregularidades no Cadastro Único. A coordenadora do CadÚnico em Juara, Vilma Santoro, alertou em entrevista exclusiva à nossa equipe sobre a urgência na atualização desses registros para evitar o cancelamento dos benefícios já a partir do mês de abril.

 

Atualmente, quase 550 famílias na cidade possuem irregularidades em seus cadastros, e a equipe do CadÚnico está disponibilizando uma lista com alguns nomes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “É essencial que as pessoas verifiquem se seus nomes constam nessa lista para que possam atualizar suas informações antes da exclusão automática do sistema em abril”, ressaltou Vilma.

 

A coordenadora explicou que muitas vezes, as pessoas assinam a carteira de trabalho e deixam de atualizar o cadastro único, continuando a receber os benefícios até que o governo cancele. Com a exclusão programada para abril, todos os cadastros em processo de averiguação ou revisão cadastral serão automaticamente excluídos, exigindo que os beneficiários refaçam o processo do zero.

 

“A importância de manter o cadastro atualizado vai além do Bolsa Família. Envolve benefícios como a tarifa de baixa renda de energia, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tanto para pessoas portadoras de deficiência quanto para idosos, e até mesmo cadastros de habitação. Todos serão excluídos se estiverem em situação irregular”, alertou Vilma Santoro.

 

Ela enfatizou que mesmo os cadastros unipessoais, nos quais a pessoa mora sozinha, precisam ser atualizados, e o processo será feito mediante visita.

 

Diante do iminente risco de cancelamento de benefícios essenciais, a população de Juara é convidada a verificar a lista disponibilizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tomar as medidas necessárias para atualizar o Cadastro Único antes da exclusão automática em abril. A não atualização pode resultar na perda de diversos benefícios, impactando diretamente a qualidade de vida dessas famílias.