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Juara: saiba como resolver os seus problemas com empresas de ônibus

Reclamar por rede social não resolve.

Data: Sábado, 30/12/2023 10:52
Fonte: Redação Eberth Rodrigues

O setor de jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação tem percebido uma grande manifestação de moradores de Juara e região passando por diversos transtornos e dissabores por conta da desatenção e descaso que algumas empresas cometem. Eles têm desabafado em suas Redes Sociais sobre os serviços prestados por uma determinada empresa de ônibus que realiza o serviço de transporte até a capital Cuiabá. Contudo, essas publicações de fato resolvem o problema?

 

Para responder essa pergunta, nossa equipe entrevistou a coordenadora do Procon de Juara, Rita de Cássia, que respondeu que reclamar pela rede social em si, não resolve o problema, o que resolve é denunciar nos órgãos competentes, como o PROCON e nesse caso em específico dos serviços prestados por companhias de ônibus, o órgão responsável para fazer essas fiscalizações é a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), ou seja, a denúncia é direcionada ao Governo Federal.

 

O cidadão, ao se sentir prejudicado pelos serviços prestados por uma empresa de ônibus deve acessar o portal da ANTT (ACESSANDO AQUI) e fazer sua denúncia na Ouvidoria. A própria Agência recomenda que é necessário “descrever sua denúncia de forma clara, simples e objetiva. O ideal é que a Ouvidoria receba um relato completo do assunto como indicação de locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, bem como tudo que possa servir de subsídios para viabilizar a análise do caso. Não é preciso se identificar, a denúncia anônima é aceita e processada”.

 

As empresas de ônibus são responsáveis por tudo o que ocorre com os seus passageiros e devem prestar um serviço com padrões adequados de qualidade, segurança e desempenho que atendam às demandas dos consumidores. Todos têm sua liberdade de expressão, porém para resolver de fato o problema é essencial procurar órgãos oficiais.

 

Rede Social não resolve! Você vai ficar apenas naquele nicho ali de conversa, fofoca, de fazer aquele ‘auê’, mas não vai resolver a situação, nem a do cidadão que está ali fazendo aquela reclamação, nem a do coletivo de órgãos competentes, como é o Procon e [nesse caso], principalmente ANTT, quando se trata de transporte terrestre.”, assegurou a coordenadora do Procon de Juara.

PASSAGENS

 

Uma outra dúvida dos leitores, ouvintes e telespectadores do Grupo Amplitude de Comunicação, é sobre a questão das passagens quando se trata dos direitos dos passageiros que farão suas viagens. Sobre esse assunto, Rita responde que quando o consumidor marca a passagem, por exemplo, para o dia 20 e acontece algum imprevisto e não é possível ir nesse dia, a pessoa deve onde fez a compra com o prazo de até 3 horas e avisar a agência que não vai poder viajar e solicitar uma nova data, esse procedimento tem a validade de 1 ano.

 

Quando o cidadão perde o ônibus, aí já é outra situação. Nesse pode sim solicitar a remarcação, mas aí pode ser que essa agência cobre uma taxa de 20 % para fazer o remarque dessa passagem. A coordenadora do Procon ressaltou que pode ser que aconteça isso e pode ser, que não aconteça depende de agência para agência.

 

OUVIDORIA DA ANTT

 

A Ouvidoria da ANTT desempenha um papel de intermediadora de interesses, buscando promover a interligação entre toda sociedade, inclusive os servidores e as unidades organizacionais da Agência.

 

Todas as manifestações recebidas pela Ouvidoria, independentemente do canal utilizado, recebem tratamento criterioso: são cadastradas em banco de dados, protocoladas, analisadas e respondidas.

 

A maior parte dos registros corresponde a pedidos de informação. Os atendentes são treinados para responder diretamente a maioria dos questionamentos e dúvidas que nos chegam. As solicitações que dependem de análise e resposta técnica são encaminhadas aos setores competentes para análise e posterior resposta ao interessado.