Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mulheres indígenas da etnia Rikbaktsa participam de exposição em Cuiabá

Data: Quinta-feira, 28/12/2023 12:20
Fonte: Assessoria

Aconteceu nos dia 15 e 16 de Dezembro/2023 em Cuiabá, a Feira de Economia Solidária no Centro Público de Economia Solidária de MT e as mulheres indígenas da Etnia Rikbatsa foram representadas por Domingas Apatso Rikbaktatsa, Lucinete Mukda Rikbaktatsa e Genildes Zazaika Rikbaktatsa, que apresentaram uma exposição com expressões artísticas variadas, como esculturas, fotografias e  artefatos da etnia indígena Rikbaktska.

A proposta da exposição foi apresentar a cultura indígena por meio de uma exposição etnográfica. O público teve acesso ao pensamento dessas populações sobre questões como guerras, espiritualidade, tradição e respeito à natureza e ao meio ambiente. A participação na Feira como Expositor foi para apresentar uma mostra sobre artefatos indígenas, e evidenciar por meio de fotografias e artefatos que os mesmos são marcadores de identidade, pelos quais os indígenas reafirmam sua cultura milenar, além de atuar como um elemento de resistência simbólica.

A participação das representantes na Feira de Economia Solidária contribuiu  para a desmistificação dos povos indígenas e evidenciou a importância dessas sociedades para o Estado de Mato Grosso. Além de estimular a inclusão e valorização do artesanato específico da comunidade indígena  Rikbaktsa. Os artefatos preservam saberes dos ancestrais indígenas, os quais são repassados às próximas gerações.

Domingas Apatso Rikbatsa que participou da Feira e é presidente da Acebrik (Associação Cultural E Educativa Biblio-Óca Do Povo Rikbaktsa)  comentou: “É uma atividade que reúne a família em todas as etapas da produção, desde a coleta da matéria-prima até o acabamento final e a comercialização das peças.”

A Exposição é uma realização da ACEBRIK - Associação Cultural E Educativa Biblio-Óca Do Povo Rikbaktsa através do Projeto Encontro De Olhares: A Perspectiva Imagética E De Artefatos, contemplado pelo Edital De Seleção nº 03/2022/SECEL/MT – VIVER CULTURA e da SECEL - Secretaria de Estado Cultura e Lazer do Mato Grosso.