Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Entenda como funcionará a distribuição das 100 casas populares em Juara

A entrevista pode ser assistida na íntegra (no link disponibilizado na matéria) a partir de 37 minutos e 24 segundos.

Data: Quinta-feira, 30/11/2023 08:43
Fonte: Redação Eberth Rodrigues com informações assessoria da Prefeitura.

O Município de Juara foi contemplado com 100 casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio dos recursos do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR. O novo empreendimento, batizado de “Santa Terezinha II”, será erguido ao lado do bairro Santa Terezinha, próximo à escola Daury Riva. A Prefeitura de Juara contribuirá doando o terreno e concedendo, por meio de Lei, isenção tributária aos beneficiários do Programa, incluindo o Imposto de Transmissão (ITBI), tanto na transferência do imóvel do empreendedor para o Fundo de Arrendamento Residencial – FAR quanto deste para o beneficiário do imóvel construído.

 

A primeira-dama Silvia Sirena, a secretária de assistência social, Cristina Mota e a responsável pelo CadÚnico e Bolsa Família em Juara, Vilma Santoro, estiveram ao vivo no programa Balanço Geral Juara da TV Amplitude dessa quarta-feira, 29, tirando dúvidas dos telespectadores e explicando sobre essa importante conquista das 100 casas populares que será mais um legado para a atual gestão do prefeito Carlos Sirena (UB) e vice Nei da Farmácia (MDB). A entrevista pode ser assistida na íntegra (AQUI) a partir de 37 minutos e 24 segundos.

 

É importante salientar que, neste momento, não há um link disponível para cadastro.

 

Nesse primeiro estágio, a Prefeitura de Juara já iniciou em processo burocrático relacionado ao terreno onde o empreendimento será construído, documentações e assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal, que será concluído até o final de dezembro deste ano.

 

O chamamento para cadastro e inscrição dos beneficiários ainda não teve início. De acordo com a cronologia das etapas, acontecerá apenas no início de 2024 e, quando começar, será amplamente divulgado nos meios de comunicação local e nas redes oficiais da Prefeitura de Juara.

 

A atualização das informações no Cadastro Único é condição obrigatória para a participação no Minha Casa, Minha Vida. Sugere-se que as pessoas interessadas busquem realizar ou atualizar seu cadastro no CadÚnico em 2023 (para aqueles que ainda não o fizeram), junto à Secretaria de Assistência Social, pois isso servirá de base para a seleção e posterior indicação dos beneficiários.

 

As casas serão gratuitas, isentas de prestações para os beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que são participantes do Bolsa Família. Para essas famílias, o imóvel será 100% gratuito.

 

Estar dentro do CadÚnico é o passo primordial para se tornar um beneficiário. No entanto, existem critérios estabelecidos pela Portaria MCid nº 724 e pela Medida Provisória 1.162, de 14 de fevereiro de 2023, priorizando o atendimento a famílias: 

- em situação de rua;

- em situação de risco e vulnerabilidade;

- em áreas em situação de emergência ou de calamidade;

- que tenham uma mulher como responsável pela unidade familiar;

- que tenham na composição familiar pessoas com deficiência, idosos e crianças e adolescentes;

- em deslocamento involuntário devido a obras públicas federais.

 

O Poder Público Municipal criará uma comissão técnica, que, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Juara, avaliará minuciosamente cada caso de possíveis beneficiário. O objetivo é garantir que todo o processo seja o mais justo possível, atendendo às famílias que realmente necessitam de um lar para viver.