Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Artesã de Juína leva a beleza do Pantanal para o Sesc Arsenal e Sesc Pantanal através de suas pinturas

Data: Quinta-feira, 30/11/2023 08:38
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

Juína, cidade conhecida por suas belezas naturais, também abriga uma rica comunidade de artesãos que expressam, por meio de suas criações, as maravilhas do município. Entre esses talentosos artistas está Josina Adalva Saraiva, uma artesã habilidosa que recentemente recebeu um grande pedido do Sesc Arsenal e do Sesc Pantanal.

A equipe da Amplitude News teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de Josina e conversar com ela sobre sua arte e os produtos que estão ganhando destaque Brasil afora.

"Tudo maravilhosamente bem, principalmente com vocês aqui, né?", disse Josina, recebendo a equipe com entusiasmo em seu espaço de criação.

Josina apresentou seu carro-chefe, os imãs de geladeira, confeccionados com MDF e sobras de madeira, representando as paisagens exuberantes do Pantanal. Essas peças únicas não só destacam a criatividade da artesã, mas também a preocupação ambiental ao utilizar materiais reciclados.

Além dos imãs, Josina mostrou outras peças, como objetos de cerâmica, que também incorporam a temática pantaneira. "Coloco atrás um pauzinho para que fiquem em pé. É uma forma de dar vida às peças, tornando-as ainda mais especiais", explicou a artesã.

Os trabalhos de Josina, incluindo os imãs e as peças de cerâmica, têm como destino final Cuiabá, onde serão exibidos e comercializados nos espaços do Sesc Arsenal e Sesc Pantanal. Esse reconhecimento é fruto do talento e dedicação da artesã, que expressa nas suas obras a riqueza e a diversidade do ecossistema pantaneiro.

A matéria destacou ainda a colaboração e apoio recebidos de Chico e Solange, outros artesãos de Juína, reforçando a união e parceria entre os artistas locais.

A reportagem acompanhou de perto a técnica diferenciada utilizada por Josina em algumas de suas obras. Com uma espátula improvisada feita a partir de uma garrafa pet, a artesã cria texturas e efeitos que conferem singularidade às suas peças.

Josina revelou que suas criações incluem cerca de 460 peças, que serão enviadas ao Sesc Arsenal. Cada obra é uma representação única da beleza do Pantanal, reforçando o compromisso da artesã em levar a cultura local para além das fronteiras de Juína.

O trabalho de Josina Adalva destaca-se não apenas pela qualidade artística, mas também pela paixão dedicada à preservação e promoção da rica herança cultural e natural de Juína, que agora brilha nos centros culturais do Sesc Arsenal em Cuiabá e Sesc Pantanal em Poconé.

Em Juína seu trabalho está exposto na casa de artesanato na rodoviária do município.