Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Justiça acata pedido da defesa e devolve cargo de vereador cassado acusado de homofobia em Porto dos Gaúchos

Reconduzido ao cargo.

Data: Segunda-feira, 23/10/2023 09:11
Fonte: Redação Eberth Rodrigues, com informações portal Porto Notícias.

O vereador Claudiomar Braun (PSB), que tinha sido cassado na última quinta-feira, 19, por quebra de decoro parlamentar, acusado de praticar homofobia contra o presidente da Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos, Leandro Budke (MDB), foi reconduzido ao cargo após a justiça acatar, nesse domingo, 22, a tese da defesa, liderada pela advogada Tatiane Felipetto, que havia recorrido à justiça.

 

Através de seu perfil numa rede social, Claudiomar Braun compartilhou uma entrevista concedida à TV Porto em que afirmou ser vítima de perseguição política. “Concedi uma longa entrevista a TV Porto de Porto dos gaúchos, onde relato todo o andamento da fraude que cassou meu mandato de vereador. Anunciei que vou recorrer a justiça, pois fui vitima de perseguição por parte do presidente do legislativo, vereador Leanndro Budke que por eu não compactuar com ideias propostas por ele.”, escreveu na postagem.

 

Em Sessão Extraordinária de Julgamento, que votou o relatório da Comissão Processante, criada para investigar a acusação de conduta supostamente homofóbica praticada pelo vereador Claudiomar Braun (PSB) contra seu colega, Leandro Budke (MDB), seis votaram a favor da cassação e três foram contrários. A favor da perca do mandato: Angela Piovesan (MDB), Tampinha (PL), Donizeti (mdb), Vilmar de Oliveira (MDB), Valdir Bobbi (PSB) e Elder Boldrin (PDT). Contra a cassação: professor Enos (PT), Ivo Castro Alves (UB) e Luciane Bündchen (UB).

 

Como havia sido cassado, o vereador Valdir Bobbi, que era suplente, assumiria o cargo. Agora com a decisão da justiça, Braun deve retornar ao cargo já na próxima sessão ordinária, prevista para acontecer nessa segunda-feira, 23. Nesse dia também estava previsto para acontecer a posse de Bobbi, que se tornaria vereador no lugar no colega de partido.