Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Rádio Amplitude, TV Amplitude Juara, Juína e Guarantã do Norte e rádio Tucunaré firmam acordo para não divulgarem casos de suicídio

União a favor da vida.

Data: Segunda-feira, 02/10/2023 08:45
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

A TV Amplitude de Juara, Juína e Guarantã do Norte, filiadas à rede Record de televisão juntamente com a rádio Amplitude FM, site Amplitude News, em conjunto com a Rádio Tucunaré de Juara, se uniram e entraram em acordo para não divulgarem casos de tentativa ou consumação de suicídios que porventura ocorram no território juarense ou em outras localidades. A decisão partiu através da literatura científica, “Manual de Prevenção do Suicídio: um manual para profissionais da mídia”, publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano 2000. O documento traz recomendações para profissionais de mídia sobre a divulgação de suicídios.

Segundo a publicação, recomenda-se, por exemplo, não divulgar o método empregado, fotos ou cartas de despedida; evitar coberturas sensacionalistas, com glamourização da pessoa, julgamentos morais e visões simplistas sobre a motivação. Igualmente, em consideração às repercussões possíveis, a divulgação deve priorizar o aspecto educativo e a abordagem ética e sensível, seja na mídia tradicional ou nas redes sociais, de forma a promover a conscientização da população.

No mundo todo tem havido investimentos em pesquisas e monitoramento de ações a fim de trazer propostas cada vez mais eficazes à prevenção do suicídio. Além da questão ética, o aprimoramento das práticas na área da comunicação contribui para uma maior eficácia das políticas públicas.

Com essa união, os dois meios de comunicação pretendem evitar o chamado “Efeito Contágio”, onde a psicologia social o define como as emoções e comportamentos podem ser influenciados por fatores sociais. Ele também pode ser usado para entender como as emoções e comportamentos podem ser transmitidos em grupos e como esses grupos podem influenciar o comportamento de indivíduos.

Dessa forma, será adotada uma postura empática, ou seja, os comunicadores da TV Amplitude Juara e rádio Tucunaré, se colocam no lugar do outro e considerando a dor daqueles que enfrentam o luto por aquele que morreu por suicídio e lembrando daqueles que estão vulneráveis, pensando em tirar a própria vida.

“O importante é darmos preferência às informações sobre a maneira de evitar o suicídio e sempre utilizar fontes de informação confiáveis e autênticas.”, disse a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação.