Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

9 mulheres disputam 5 vagas para conselheiras tutelares em Juara; saiba como votar

A eleição acontece nesse domingo, 1 de outubro na E.E Oscar Soares

Data: Quinta-feira, 28/09/2023 13:28
Fonte: Redação Eberth Rodrigues com informações assessoria da Prefeitura.

Acontece nesse próximo domingo, dia 1 de outubro, a eleição para escolha de conselheiras tutelares para os próximos quatro anos, a contar a partir de 2024. Nesse ano disputam o cargo nove mulheres, as cinco mais votadas serão consideradas eleitas e estarão aptas para exercerem o cargo em Juara. A novidade é que nessa eleição será utilizada as urnas eletrônicas que foram disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a finalidade de agilizar o processo.

Candidatas a conselheiras tutelares em Juara se apresentam à sociedade juarense (vídeo)

Poderá ser votado em apenas uma das candidatas. Após eleitas, cada uma cumprirá uma jornada mínima de 30 horas semanais, além de submeter-se a turnos de trabalho e plantões, no local ou à distância. O pleito acontece exclusivamente na Escola Estadual Oscar Soares a partir das 8h até as 17h e a previsão é que sejam divulgados os resultados no mesmo dia.

Quarta-feira, 27 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) disponibilizou, em seu site, um link para consultar os locais de votação, você pode conferir AQUI

As nove candidatas são:

10 - Aline Barbosa

12 - Edineia Santos Schwertz

14 - Eliana Franco

20 - Eliziane Tia Eli

66 - Gessi Bruning

25 - Keplia Priscila

15 - Nayara Borges

17 - Patricia Ola

22 - Thaís Gabrieli Gobato

A mesma lista foi divulgada no site do TRE-MT e pode ser vista AQUI

Função dos Conselheiros Tutelares:

O Conselheiro Tutelar tem o papel fundamental de defender os direitos das crianças e adolescentes da cidade. É obrigação do eleito aplicar medidas para realizar o encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade; orientar, apoiar e realizar acompanhamentos temporários; garantir a matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; assegurar a inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, o apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; requisitar tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; e providenciar a inclusão em programas oficiais ou comunitários de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, bem como garantir o acolhimento institucional.