Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

OAB subseção de Juara promove evento em combate às fake news

O evento inicia as 19h e segue até as 22h. Não é cobrado nenhuma valor e é aberto para toda a comunidade juarense.

Data: Quinta-feira, 03/08/2023 18:16
Fonte: Redação Eberth Rodrigues com informações Jus Brasil.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Juara realiza a partir das 19h dessa quinta-feira, 3, um evento com a presença de renomados palestrantes que falarão sobre as Fake News no Processo Eleitoral. O encontro gratuito acontecerá na Câmara Municipal e é aberto para toda a sociedade juarense.

Estarão presentes o Dr.  Abel Sguarezi, que é advogado e juíz-membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que irá falar sobre “As Consequências das Fake News no Processo Eleitoral”. O Dr. Francys Ricardo Menegon, advogado, mestre e professor universitário definirá o que é “Liberdade de Expressão x Fake News”. Participará ainda como debatedor o advogado Dr. Ghyslen Robson Lehnen, presidente da OAB subseção de Juara.

A crescente evolução da tecnologia da informação e o surgimento das redes sociais gerou uma mudança nas relações interpessoais e sociais, fazendo com que qualquer informação chegasse a um grande número de pessoas rapidamente. Nesse espaço das mídias sociais, as notícias feitas maliciosamente ganham amplitude, podendo gerar algumas consequências.

Importante mencionar que essas fake news não são invenções da internet. Contudo, sua divulgação em massa tem solo fértil na internet em razão do grande crescimento das opções de transmissão da informação, a exemplo dos smartphones e tablets.

É evidente que a legislação eleitoral assegura o combate às fake news, tendo em vista que é perceptível os riscos que as informações falsas podem trazer para o Estado democrático de direito, para a higidez eleitoral e para as liberdades comunicativas. Assim, é importante o combate às fake news, uma vez que durante o processo eleitoral, especialmente, elas prevalecem com maior proeminência.