Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Governo nomeia embaixadores para o Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Bahrein

Diplomatas foram sabatinados e aprovados pelo Senado em julho; nomeações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira

Data: Quarta-feira, 12/07/2023 11:07
Fonte: Do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou três novos embaixadores do Brasil para o Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Bahrein. As nomeações foram publicadas na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (12). Todos os nomes foram sabatinados e aprovados em julho pelo Senado.

• Adriano Silva Pucci: Embaixada do Brasil no Bahrein;

• Alexandre Guido Lopes Parola: Embaixada do Brasil no Marrocos; e

• Sidney Leon Romeiro: Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos.

Perfis

Adriano Pucci nasceu em São Paulo, em 1968, e é formado em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Em 1994, terminou o mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), tendo ingressado no Instituto Rio Branco em 1992. Já serviu ao Brasil em representações diplomáticas no Vaticano, em Caracas, em Montevidéu e Madri, atuando também junto às Nações Unidas, em Nova York.

Nascido no Rio de Janeiro, Alexandre Parola é formado em ciências econômicas e fez mestrado em economia e em filosofia, além de doutorado nessa mesma área. No Itamaraty, serviu nas embaixadas em Washington, Santiago e Londres e na Delegação do Brasil junto às Nações Unidas, em Genebra. Chefiou as delegações do Brasil na Organização Mundial do Comércio.

Sidney Romeiro nasceu em São Caetano do Sul (SP), em 1962. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo e fez pós-graduação em direito internacional na mesma instituição, dando início aos seus estudos no Instituto Rio Branco em 1995. Foi conselheiro na Embaixada em Londres, de 2015 a 2018, e cônsul-geral adjunto no Consulado-Geral em Londres, entre 2018 e 2019. Atualmente é diretor do Departamento do Oriente Médio no Ministério das Relações Exteriores, desde 2019.

Outras nomeações

O governo também publicou a nomeação de outros três diplomatas para cargos de representação do Brasil no exterior. São eles:

• Alexandre José Vidal Porto: cônsul-geral do Brasil em Amsterdã, na Holanda;

• Cezar Augusto de Souza Lima Amaral: cônsul-geral do Brasil em Chengdu, na China; e

• Claudia Vieira dos Santos: representante permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, na Áustria.