Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Juína se aproxima da concretização do tão aguardado Centro de Hemodiálise

O investimento de mais de R$ 2 milhões garantirá atendimento especializado aos pacientes de Juína e região.

Data: Quinta-feira, 06/07/2023 09:08
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

Em breve, a cidade de Juína poderá contar com um Centro de Hemodiálise, trazendo esperança para os pacientes que necessitam desse tratamento. O prefeito Paulo Augusto Veronese anunciou que as obras iniciarão em breve, assim que o projeto receber a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estadual.

Após identificar a importância dessa instalação, o prefeito reconheceu que o processo de implantação começou com algumas dificuldades. Foi necessário desenvolver um projeto adequado, obter a aprovação da ANVISA e garantir os recursos necessários para a construção do centro. Após uma conversa com o governo estadual, a prefeitura conseguiu o apoio necessário para contratar uma empresa especializada que ficará responsável pela montagem dos equipamentos e da estrutura do Centro de Hemodiálise.

Com recursos disponíveis, arrecadados através do pagamento do IPTU 2023, a prefeitura assegurou mais de R$ 2 milhões para a execução da obra. O local escolhido para a construção será próximo à Avenida Das Andorinhas, nas proximidades da UPA 24 horas. A estrutura do centro será capaz de abrigar 10 máquinas de hemodiálise, atendendo até 50 pacientes semanalmente.

O prefeito ressaltou que o projeto será adaptado às necessidades da região e terá aproximadamente 650 metros quadrados de área construída. O Centro de Hemodiálise beneficiará não apenas os moradores de Juína, mas também pacientes de toda a região Noroeste e do Vale do Arinos.

Um acordo preliminar foi firmado para que os serviços médicos oferecidos no centro sejam cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de ações do governo federal em parceria com o governo estadual. Durante os primeiros oito meses, o governo estadual se comprometeu a arcar com os custos, sendo que, após esse período, haverá um compartilhamento de responsabilidades entre os municípios usuários do sistema e o governo estadual.

A expectativa é que, assim que o projeto for aprovado pela ANVISA, as licitações sejam realizadas e a ordem de serviço seja emitida para dar início às obras o mais breve possível. Com a instalação do Centro de Hemodiálise, os pacientes da região terão acesso a um tratamento essencial e de qualidade, melhorando significativamente sua qualidade de vida.