Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Pagamento do IPTU com 25% de desconto termina nessa quarta-feira (31.05)

As datas do vencimento das parcelas está no final da matéria.

Data: Terça-feira, 30/05/2023 09:17
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

Termina nessa quarta-feira, 31 de maio, o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 com desconto de 25% para pagamento em parcela única. Àqueles que não tem condições de quitar o IPTU a vista, podem parcelar em até 8x, desde que obedeça ao limite mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) por parcela, conforme Decreto nº 1.874 de 23 de janeiro de 2023.

Para as pessoas que tem acesso à internet, podem fazer a retirada dos boletos de forma online, basta acessar o site da Prefeitura de Juara e clicar no link disponível, em seguida inserir o CPF do proprietário ou a inscrição do imóvel e fazer a retirada do boleto. Para quem preferir pagar de forma parcelada e sem descontos, poderá usar o mesmo link e parcelar.

COMO PAGAR

Acesse o link abaixo e retire seu boleto:

https://agiliblue.agilicloud.com.br/portal/prefjuara-mt/#/guiasIptu 

Quem não tem acesso à internet ou não conseguirem localizar o seu IPTU pelo site, poderá fazer a retirada na Divisão de Cadastro da Prefeitura de Juara de segunda a sexta-feira das 8h às 11h ou das 13h às 17h. Desde ontem até quarta-feira (31.05), a Gestão Municipal está atendendo em horário especial, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

O secretário municipal de finanças, Zé Roberto, disse em entrevista para a TV Amplitude Juara e rádio Amplitude FM, que a procura da por parte da população sendo satisfatória. Ele lembrou que historicamente o município de Juara registra a inadimplência entre 40% e 45%, e com o passar dos anos, a Gestão Municipal tem buscado diversas maneiras de diminuir esse percentual.

Entre as medidas para reverter esse quadro estão: mais austeridade na cobrança, envio para protesto, negativando CPFs dos proprietários. "Então seria interessante as pessoas procurarem a Prefeitura, mesmo àquelas que têm débitos anteriores, procure regularizar esses débitos. A gente parcela, a gente faz REFIS. Isso é muito importante para que você possa ter o seu nome limpo na praça e consequentemente conseguir empréstimos, financiamentos, enfim, não ser negativado.”, orientou Zé Roberto.

Conta única - até 31 de maio com 25% de desconto. Vencimentos:

1ª parcela com vencimento em 31/05/2023;

2ª parcela com vencimento em 30/06/2023;

3ª parcela com vencimento em 31/07/2023;

4ª parcela com vencimento em 31/08/2023;

5ª parcela com vencimento em 29/09/2023;

6ª parcela com vencimento em 31/10/2023;

7ª parcela com vencimento em 30/11/2023;

8º parcela com vencimento em 29/12/2023.

O QUE É IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é – como diz o nome – um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.

  1. Ele é um imposto cobrado pelas prefeituras. Cada cidade escolhe os critérios para a cobrança.
  2. O valor dele varia conforme a avaliação do imóvel.
  3. Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município. E, com isso, ele pode ser usado em obras na cidade.
  4. O dono do imóvel é o responsável pelo pagamento do imposto. É em seu nome que está enviado o boleto de pagamento do imposto e, se houver atraso, a multa com a prefeitura é feita no seu nome.
  5. O locatário pode fazer o pagamento do IPTU para o dono do imóvel, desde que isso esteja previsto no contrato de aluguel.

IMPORTÂNCIA DE PAGAR O IPTU:

O IPTU serve, principalmente, para compor a receita tributária dos municípios brasileiros.  Ao lado do ISS (Imposto Sobre Serviços), ele é um dos principais impostos que garantem a arrecadação das prefeituras e o financiamento dos serviços públicos.

Embora muitas pessoas pensem que o IPTU vai diretamente para a manutenção das ruas e bairros, não há nenhuma lei que obrigue os municípios a destinar o dinheiro desse imposto para serviços como asfaltamento, iluminação e conservação de calçadas. Na verdade, ele entra no montante geral da arrecadação, e a única regra a ser seguida é destinar pelo menos 40% dos impostos arrecadados às áreas da educação e saúde.

 

Além disso, o IPTU também tem a função social de evitar a subutilização dos terrenos urbanos com obras paralisadas, ruínas ou construções inadequadas — que saem mais caras para os contribuintes.