Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Juara terá 1º Encontro dos Pioneiros em julho

O encontro está sendo organizado por voluntários e acontecerá entre os dias 15 e 16 de julho.

Data: Quinta-feira, 25/05/2023 09:01
Fonte: Assessoria.

Juara, é conhecida por sua rica história e pelos corajosos pioneiros que desbravaram essa região. Em comemoração a esses heróis anônimos, será realizado o I Encontro Pioneiros de Juara, que tem como lema “Homenagear um PIONEIRO é reviver a verdadeira História”. O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de julho de 2023, na ACRIVALE.

O objetivo principal do I Encontro Pioneiros de Juara-MT é resgatar a memória e a importância dos primeiros habitantes da cidade. Será uma oportunidade para homenagear aqueles que, com sua coragem, determinação e espírito desbravador, moldaram os alicerces da comunidade juarense. O evento busca reunir não apenas os pioneiros e seus descendentes, mas também toda a população interessada em conhecer e valorizar a história local.

A ideia do evento surgiu através da iniciativa de alguns amigos pioneiros de Juara que mantém um grupo na rede social faz alguns anos. O pioneiro Dalmir Barella Iori, conhecido como Nenão da VMX em conversa com os amigos Sidney Mantoan e Neivaldo Fabrin Dentinho, lançou a ideia no início do ano de 2022. Desde então foi criado uma equipe de várias pessoas voluntárias para auxiliar na organização do evento.

Para facilitar a participação dos interessados, foi criado um formulário no site www.historiadejuara.com.br   onde as pessoas podem preencher e realizar a inscrição para o evento. As inscrições encerram no dia 04 de Junho.

Ao se inscrever, cada participante paga um valor simbólico de R$100,00 (cem reais) de inscrição por pessoa, estando incluso neste valor, jantar no sábado dia 15 de julho e churrasco no domingo dia 16 de julho.

Conforme os organizadores, o objetivo desse encontro é reunir a maior quantidade de pioneiros que chegaram em Juara do início da fundação da cidade até os anos de 1990. Resgatando a História de Juara e homenageando os pioneiros e seus familiares que construíram a Juara da atualidade. O programa do I Encontro Pioneiros de Juara-MT incluirá uma série de atividades, como palestras, exposições, shows, apresentações artísticas e culturais, além de momentos de confraternização e integração entre os participantes. Será uma oportunidade única para ouvir relatos de vida dos pioneiros, conhecer fotos e documentos históricos, bem como participar de discussões sobre o legado desses visionários que moldaram o destino de Juara.

Além disso, o evento contará com a presença de autoridades locais e personalidades reconhecidas pela sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. Essas figuras públicas prestarão suas homenagens e destacarão a importância da preservação da história e do reconhecimento dos pioneiros como pilares fundamentais para o crescimento e progresso da região.

O I Encontro Pioneiros de Juara-MT será um momento de celebração, reflexão e reconhecimento. Através dessa iniciativa, a cidade reforçará seu compromisso em preservar a memória de seus antepassados e garantir que suas histórias sejam transmitidas às gerações futuras. Afinal, homenagear um pioneiro é reviver a verdadeira história e manter viva a essência e as raízes de Juara.

Estão à frente na administração do I Encontro Pioneiros de Juara-MT

01- Dalmir Barella Iori, conhecido como Nenão da VMX, 02- Dirceu Oliveira dos Santos – Conhecido como Dirceu da Dimaco, 03- Hilda Neratka, 04- Marcia Zelia Franco, 05- Margarida Alencar, 06- Marli Lauro, 07- Marta Sinhorin, 08- Rosangela Rosso de Paula, 09- Bila Gouveia, 10- Antonio Tonico Alves, 11- Adenilson Carvalho,12- Claudecir Balan, 13- Neivaldo Fabrin Dentinho, 14- Eberth Rodrigues, 15- Edilson Coutinho, 16- Klemens Geller, 17- Gilberto Boesing e 18- Sidney Mantoan.

Se você chegou em Juara até 1990, seja bem-vindo ao I Encontro Pioneiros de Juara-MT