Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Polícia Federal faz operação em 3 cidades de Mato Grosso e em SP contra envolvidos em extração ilegal e venda de ouro

Data: Terça-feira, 14/06/2022 08:32
Fonte: SÓ NOTICIAS

A Polícia Federal iniciou, há pouco, a operação Vila Áurea cumprindo mandado de prisão e 10 de buscas e apreensões para desarticular organização criminosa estruturada para vender ouro extraído de garimpos ilegais. Os mandados são cumpridos em Pontes e Lacerda, Cuiabá, Várzea Grande, São José do Rio Preto (SP) e Catanduvas (SP).

As investigações iniciaram-se a partir da prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 1.690 g (um mil seiscentos e noventa gramas) de ouro, sem nota fiscal ou qualquer documento legal que comprove a origem lícita do bem que originalmente pertencente à União (governo federal) e saiu de Pontes e Lacerda (445 km de Cuiabá), na região Oeste, como destino a Cuiabá.

A assessoria da PF informa que as investigações constataram que o ouro é extraído de garimpos clandestinos das terras indígenas existentes na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Nova Lacerda e identificados os principais integrantes da organização criminosa que de fato financiam a exploração ilegal do meio ambiente.

A Justiça Federal mandou bloquear todos os veículos em nome dos investigados em até R$ 9,6 milhões, seiscentos e treze mil, duzentos e sessenta e cinco reais e quarenta e dois centavos).

As investigações terão continuidade para identificar novos envolvidos e descapitalizar toda essa organização criminosa que ao comprar e vender ouro de origem ilegal financiam diretamente a degradação do meio ambiente, poluem os rios da região e geram consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro, conclui a PF.