Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Defensoria Pública inaugura novo Núcleo em Juína nesta quarta-feira (1º de junho)

A Defensoria Pública Estadual já estava atendendo a população da comarca de Juína remotamente (por telefone, WhatsApp e online) e, a partir de amanhã (dia 1), passará a atender também presencialmente; prédio fica na avenida Nove de Maio, 191-N, em frente

Data: Quarta-feira, 01/06/2022 10:39
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News com Assessoria

Nesta quarta-feira (1º de junho), às 9h, será inaugurado o novo Núcleo da Defensoria Pública em Juína (737 km de Cuiabá). O prédio fica na avenida Nove de Maio, 191-N, Módulo 02, na região central da cidade, próximo à rodoviária.

A população de Juína já estava sendo atendida pelos defensores públicos estaduais desde junho de 2020 de forma remota – por telefone, WhatsApp e online. Agora, a partir de junho, receberá também o atendimento presencial.

No momento, a unidade conta com oito colaboradores – dois defensores públicos, Marcelo Pompeo Negri e João Tomaz Neto, três assessores e três estagiários de nível superior (dois na área cível e um na criminal).

“É com muita alegria e disposição para ajudar os mais vulneráveis que os membros, servidores(as) e colaboradores(as) do Núcleo da Defensoria de Juína recebem a notícia da inauguração. Assim, juntamente com o atendimento por telefone, a população poderá ser atendida de forma presencial, se assim preferir”, destacou Negri.

O Núcleo vai funcionar no mesmo local onde ficava a Defensoria Pública da União (DPU), que operou entre 2017 e 2020 – a DPU não está mais presente no município.

Em termos populacionais, essa é a maior comarca da região noroeste de Mato Grosso, abrangendo os municípios de Juína e Castanheira, e os distritos de Filadélfia, Fontanillas, Paraíso da Terra e Terra Roxa.

De acordo com a última estimativa (2021) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juína tem 41.190 habitantes, ocupa uma área territorial de 26 mil km2 e tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,716 (numa escala de 0 a 1).

“A Defensoria Pública está atendendo em Juína desde meados de 2020 de forma virtual e, com o esforço da Administração Superior, agora as pessoas hipossuficientes vão contar com uma ótima estrutura, com recepção ampla, banheiros, bebedouro etc., para ter seus pleitos atendidos com a dignidade que merecem”, afirmou o defensor.

Expansão – Em dezembro de 2021, foi inaugurado o novo Núcleo de Campinápolis e as novas instalações do Núcleo de Campo Verde. Ainda estão previstas para 2022 as inaugurações dos Núcleos de Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Com isso, a Defensoria Pública segue o processo de expansão para chegar a todas as comarcas de Mato Grosso. Atualmente, a DPMT está presente em 52 das 79 comarcas do estado, atendendo 98 dos 141 municípios mato-grossenses.