Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Defensoria Pública: saiba como o órgão funciona em Juara

O Núcleo em Juara está em novo endereço.

Data: Quinta-feira, 19/05/2022 17:15
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação

Comemora-se anualmente em 19 dia maio o Dia do Defensor Público. Esta data homenageia a todos os profissionais do Direito que se dedicam a proporcionar o direito fundamental para que os cidadãos tenham acesso à justiça.

Os defensores públicos garantem a defesa das pessoas que não tem condições financeiras para pagar os serviços de um advogado particular, por exemplo.

O setor de jornalismo do Grupo Amplitude de Comunicação entrevistou o defensor público Marcelo Denardi e a defensora Carolina Giordano, os dois atuam no núcleo da defensoria em Juara.

Marcelo Denardi explicou que a defensoria pública é uma instituição que integra o Sistema de Justiça e ocupa um espaço de prestação de assistência jurídica gratuita para as pessoas necessitadas.

"A assistência jurídica não se limita apenas na atuação no processo. Nós atuamos no processo para as pessoas que não podem pagar um advogado particular, ela envolve educação em direitos, atuações extrajudiciais, celebração de acordos, tudo referente aos direitos das pessoas que não tem condição de arcar com os gastos advocatícios deságua na defensoria".

O defensor ressaltou que a defensoria pública no Mato Grosso foi instalada no ano de 1999, ou seja, 11 anos após a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Atualmente aproximadamente 200 defensores trabalham no Estado.

A defensora Carolina Giordano explicou que a defensoria pública foi prevista na Constituição Federal de 1988 e por ser considera como Constituição Cidadão: "Nós buscamos esses atendimentos das pessoas mais necessitadas, buscando dar mais dignidade, direitos às pessoas que as vezes nem sabem que tem o direito”.

Atualmente o núcleo novo da Densoria Pública em Juara está localizado na Rua Nelson Taborda Lacerda, ao lado da Câmara Municipal.