Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Projeto vai plantar 100 mil mudas às margens do Rio Paraguai em MT para reflorestamento

As mudas serão plantadas duas vezes na semana por estudantes de escolas de Cáceres (MT). A iniciativa será realizada até dezembro deste ano.

Data: Terça-feira, 12/04/2022 07:32
Fonte: G1 MT

Um projeto pretende plantar 100 mil mudas às margens do Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, para reflorestamento até dezembro deste ano. O objetivo é recuperar as áreas atingidas pelos incêndios no Pantanal em 2020 que afetou a fauna e a flora da região.

Até agora já foram produzidas cerca de 30 mil mudas das espécies nativas de murici, jatobá, jenipapo, pitomba, jacarandá, cumbaru e ipês branco, rosa, amarelo e roxo.

O projeto é uma parceria entre o Programa de Recuperação e Educação Ambiental do Instituto Cometa, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Biólogos, engenheiros florestais e técnicos da Empaer e as comunidades locais fazem a coleta, doação de sementes, produção das mudas, substrato de crescimento e o cuidado.

O Instituto Cometa fornece saquinhos para plantio, realiza o transplante das mudas, enchimento dos sacos com substrato e a formação das mudas.

Cerca de 60 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 18 anos, de diversas escolas do município realizam a parte prática do reflorestamento.

Os estudantes plantam as mudas duas vezes por semana.

O projeto teve início no ano passado com as comunidades locais para estimula a manutenção de áreas verdes nos espaços urbanos e a recuperação das áreas afetadas do Pantanal e cerrado nos municípios de Cáceres e Porto Estrela, a 198 km de Cuiabá.

A iniciativa deve encerrar em 2023.

 

incêndio no Pantanal

Entre 1º de janeiro e 30 de novembro do ano passado, as queimadas atingiram 4,5 milhões de hectares, em 21 municípios que compõem o Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme relatório técnico elaborado pelos setores de geoprocessamento do Ministério Público de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Segundo monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 2020 foi o que teve mais registros de fogo no Pantanal desde o fim da década de 1990.