Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Tuberculose: saiba o que é a doença e como buscar ajuda em Juara

Duas infecções bem diferentes uma da outra, mas que possuem uma relação que pouca gente conhece, são a tuberculose e HIV.

Data: Sexta-feira, 25/03/2022 16:04
Fonte: Redação Eberth Rodrigues - Grupo Amplitude de Comunicação, com informações Sociedade Brasileira de Patologia e Hilab

Comemorado no dia 24 de março, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose visa divulgar a doença e conscientizar a população sobre a necessidade de uma vigilância constante para preveni-la e diagnosticá-la o mais rápido possível. Causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch, a Tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível pelo ar, que compromete principalmente os pulmões. Pelos elevados índices de mortalidade e morbidade, é considerada como um grave problema de saúde pública.

Em entrevista para a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação, a enfermeira Márcia Tecco ressaltou que a tuberculose é uma doença envolvida na questão social das pessoas. “Porque a pessoa que vive em situação de risco, na rua, pacientes com comorbidades como a AIDS, pessoas que tem câncer, elas ficam com a imunidade mais baixa, então elas ficam propensas a se contaminarem com a tuberculose”.

A enfermeira ainda ressaltou que alguns dos sintomas da doença são: febre baixa a noite, emagrecimento, cansaço intenso, tosse por mais de três semanas, tosse com catarro, dor no peito, cansaço fácil, febre baixa, sudorese noturna. Márcio Tecco frisou ainda que ao apresentar esses sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Os medicamentos são fornecidos através do SUS o tratamento normalmente é feito durante 6 meses.

Duas infecções bem diferentes uma da outra, mas que possuem uma relação que pouca gente conhece, são a tuberculose e HIV. Por conta da chamada coinfecção, a tuberculose é a principal causa de morte de pessoas infectadas pelo HIV.

Cristiane Ávila, enfermeira e coordenadora do CTA, ressaltou que a tuberculose e o HIV "andam sempre casados", porque quem tem HIV, a probabilidade é de infecção é de 25 vezes a mais em relação há quem não é infectado pelo vírus.

Os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C podem ser feitos nas unidades de saúde mais próximas do paciente.