Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Agentes de endemias intensificam combate à Dengue em Guarantã do Norte.

campanha meu Bairro sem Aedes

Data: Quinta-feira, 24/03/2022 15:16
Fonte: Ademir Junior

Os Agentes de endemias da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte, estão intensificando as ações de inspeção em imóveis de diversos bairros do município, com o objetivo de estar identificando os possíveis pontos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, retransmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Para conter a proliferação do mosquito já foram visitados em torno de 5.026 imóveis em pontos diferentes da cidade, segundo levantamento no mês de janeiro de 2022, foram 77 casos notificados e no mês de fevereiro foram 38 casos.

Para ter o controle, levar a orientação e conscientização os moradores, a vigilância em saúde em parceria com a IFMT, aos sábados está realizando a campanha meu Bairro sem Aedes. “Essa é uma parceria importante, além dos professores da turma de biologia nós contamos também com o apoio dos acadêmicos que se propuseram a realizar esse trabalho. O primeiro Bairro que visitamos foi o Jardim das Palmeiras onde foram coletadas 25 amostras, já no próximo sábado, dia 26 de março, está programado de realizarmos esse trabalho no Bairro Aeroporto”. Comentou a coordenadora da vigilância em saúde, Ema Meurer.

Toda a ação desenvolvida tem por finalidade aumentar ainda mais o combate ao mosquito, para isso é importante ressaltar que a eliminação dos criadouros predominantes depende da ajuda, colaboração e atitude de todos os moradores. “É a partir do resultado das amostras coletadas nessas residências que a gente conhece os bairros onde há maior infestação do mosquito. Para planejarmos as ações de combate e direcionar as nossas ações, para que assim possíveis criadouros que predominam na área sejam eliminados. A gestão municipal e a nossa secretaria têm essa preocupação pois além do coronavírus, da gripe H3N2, temos que de um modo geral, cuidar de nossos quintais para não ser registrados casos graves de dengue, que também é letal a saúde humana” disse a secretária municipal de saúde Letícia Camargo.