Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Cuiabá decide não liberar o uso de máscara

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, o número de casos da Covid-19 ainda é alto na capital.

Data: Quarta-feira, 09/03/2022 07:07
Fonte: G1 MT

Cuiabá não seguirá o decreto do governo de Mato Grosso e, por enquanto, mantém a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção contra a Covid-19. O prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), fez o anúncio durante transmissão ao vivo, na noite desta terça-feira (8).

A justificativa é de que o número de casos da doença na cidade ainda é alto e isso não permite a liberação do uso da máscara com segurança. "Números satisfatórios, mas não nos permite retirar as máscaras. Não se acaba pandemia por decreto. Deixa a população, por si só, como está acontecendo, decidir o que é melhor", disse.

O prefeito destacou que a tendência é colocar como facultativo o uso de máscara e cada família vai poder decidir. "Cada um, com seus cuidados com a família", afirmou.

Emanuel informou que 96% das pessoas com mais de 18 anos receberam a primeira dose de vacina contra Covid-19 e que 90% do público-alvo com mais de 18 anos já estão completamente imunizados.

Entre os adolescentes (12 a 17 anos), 70% já tomaram a primeira dose e cerca de 50% a segunda dose. Já nas crianças de cinco a 11 anos a vacinação teve uma evolução, saindo de 14% de vacinação com a primeira dose para 27%.

Segundo a prefeitura, foram aplicadas 1,1 milhão de doses em Cuiabá.

Quanto ao quadro da pandemia, Emanuel disse que 60% dos leitos de enfermaria estão livre e a taxa de ocupação é de 25% nas UTI reservadas para tratamento da Covid-19, em Cuiabá.

"Mantendo esses números, em questão de dias vou tornar facultativo o uso de máscaras", completou.

 

Liberação estadual

 

Nesta segunda-feira (7), o governador Mauro Mendes (União Brasil), editou um decreto que revoga a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial em Mato Grosso. Contudo, caberá a cada município decidir sobre a liberação ou não.

Antes da decisão do governo, municípios do interior já tomavam decisão sobre a revogação do uso de máscaras de proteção individual. No início deste mês, um novo decreto de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no município.

Nesta segunda, a Prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabásancionou a lei que torna o uso de máscara facultativo no município.