Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Dia Internacional da Mulher: sete famosas brasileiras com histórias inspiradoras

Seja na dramaturgia, no futebol, em ações sociais ou na luta por direitos humanos, elas quebraram tabus, reinventaram dores e reescrevam capítulos das próprias histórias de vida

Data: Terça-feira, 08/03/2022 09:32
Fonte: Do R7

Mulheres de diferentes áreas construíram trajetórias de sucesso e superação ao longo da história. Cada uma do próprio jeito, elas quebraram tabus, reinventaram dores e são inspirações para outras pessoas. Seja na dramaturgia, no futebol, em ações sociais ou na luta por direitos humanos, o que elas têm em comum é o papel de referência em suas áreas. De Hebe Camargo a Chiquinha Gonzaga: veja sete famosas com histórias de força e superação! 

Chiquinha Gonzaga (1847—1935) foi compositora, autora de mais de 2 mil músicas e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Francisca Edwiges Neves Gonzaga também envolveu-se com a política, militando em prol da abolição da escravidão e pelo fim da monarquia. Costumava chamar a atenção das pessoas por fumar em público, algo que não era considerado de bom tom para mulheres da época. 


Aos 52 anos, após alguns casamentos, Chiquinha encontrou um novo amor. O rapaz, chamado João Batista, tinha apenas 16 anos. Temendo o preconceito, ela então fingiu adotá-lo como seu filho. Mudou-se com ele para Lisboa e, em terras estrangeiras, viveu feliz ao lado do amado. O romance entre eles foi descoberto só após sua morte, em fevereiro de 1935.

Apesar de sua irreverência e forma bem-humorada de levar a vida, Elza Soares passou por algumas tribulações, que também a tornaram um grande símbolo de força. A artista teve a infância interrompida pelo pai ao ser obrigada a largar os estudos e se casar com Lourdes Antônio Soares. Dessa união, a artista teve sete filhos. Com poucos anos de casamento, a artista perdeu para a fome dois filhos recém-nascidos. Com medo de perder o terceiro também para a desnutrição, ela passou a se dedicar à música.


Em 1999, a artista foi eleita pela BBC de Londres como a Melhor Cantora Brasileira do Milênio quando se apresentou em um concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues. Nas últimas décadas, a cantora fez da própria trajetória matéria-prima para ressignificar as tregédias da vida e se transformou em uma das principais vozes da juventude brasileira. Elza morreu no dia 20 de janeiro de 2022 aos 91 anos .

Lucinha Araújo perdeu o filho, Cazuza, para a AIDS. A brasileira foi idelizadora da ONG Sociedade Viva Cazuza, que por mais de 30 anos ofereceu apoio a crianças e adultos portadores da doença. Em 2020, no entanto, a entidade confirmou o encerramento das atividades.

Maria da Penha foi vítima de dupla tentativa de feminicídio por parte de Marco Antonio Heredia Viveros, marido dela. Primeiro, ele deu um tiro nas costas dela enquanto ela dormia. Maria da Penha ficou paraplégica. Quatro meses depois, quando Maria da Penha voltou para casa —após duas cirurgias, internações e tratamentos— o marido a manteve em cárcere privado durante 15 dias e tentou eletrocutá-la durante o banhoA história de Maria da Penha ganhou o mundo e dá nome à lei que protege as mulheres contra violência desde 2006.

Hebe Camargo sempre foi sinônimo de TV, veículo do qual se tornou madrinha. Ícone feminino brasileiro, ela nasceu em pleno Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 1929, em Taubaté, no interior de São Paulo. O pai, o violonista Sigesfredo Camargo, tocava no cinema da cidade. Quando os filmes mudos acabaram, seu Fredo, como era chamado, perdeu o emprego e resolveu tentar a sorte em São Paulo, acompanhado dos filhos e da mulher, Ester. Foram morar em um porão no bairro da Liberdade. 

Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999, pelo filme Central do BrasilPor conta disso, ela divulgou o longa no exterior e chegou a participar de entrevistas com nomes famosos como o apresentador David Letterman. Recentemente, a veterana foi eleita a mulher mais admirada do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Qualibest, empresa especializada em levantamento de dados on-line.

Marta Vieira da Silva, conhecida nacionalmente apenas como Marta, é a principal jogadora de futebol do mundo. A atleta, que atua na posição de atacante ,foi eleita seis vezes como a melhor jogadora do mundo pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). De origem simples, a jogadora quebrou tabus e ajudou na consolidação do futebol feminino.