Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Faculdade AJES forma seu Primeiro Acadêmico Indígena de sua História

Samuel realizou o sonho de se formar em Enfermagem e agora trabalhará na área da Saúde ajudando seus povos indígenas

Data: Quarta-feira, 23/02/2022 14:38
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

Um fato marcante para a Faculdade AJES foi registrado nesta semana com a Formação do primeiro Indígena da Instituição. Samuel da Silva Colman, da etnia Terena, sonhava com a Enfermagem e foi na AJES - Faculdade do Norte de Mato Grosso, em Guarantã do Norte-MT (750Km da Capital Cuiabá), que ele começou a desenhar o seu futuro profissional.

Após longos semestres de estudos e estágios, vencendo todo tipo de desafio que surgia, Samuel colou grau e está pronto a exercer suas funções de Enfermeiro em favor dos Povos Indígenas, já que foi aprovado em um Processo Seletivo como Enfermeiro do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Kayapó, em Mato Grosso.

Durante colação de grau, Samuel agradeceu a todos os professores que estiveram com ele nessa jornada, que começou no ano de 2015.

“Quero registrar meus agradecimentos a todos os professores, na pessoa do professor Dr Cláudio, que me acolheu na instituição, e também ao professor Diógenes, já que não mediram esforços para me ajudar a chegar até aqui. Quero dizer que não foi fácil, foi bastante difícil para mim entrar na faculdade com quase 50 anos, já que não tive a oportunidade de estudar na época certa, entrei na FACULDADE AJES e fui acolhido de braços abertos, passei momentos difíceis onde quase desisti, mas não desisti e preciso agradecer o Diretor Geral Clodis que me deu todo apoio e suporte na questão financeira para que eu pudesse concluir”, declarou Samuel.

O Diretor da Faculdade do Norte de Mato Grosso (AJES), Professor Dr Cláudio da Silveira Maia, congratulou o momento por Samuel ser o primeiro Indígena da Faculdade AJES a se formar já com o emprego garantido. “O Samuel foi aluno da nossa primeira turma de Enfermagem aqui em Guarantã do Norte, também foi nosso porta-voz nas aldeias da região, fizemos vários eventos e ações nas aldeias e ele nos ajudou bastante fazendo a intermediação. Desejo que outros indígenas também venham, temos outros matriculados nesse semestre, mas você é o nosso primeiro índio formado pela  FACULDADE AJES aqui no Vale do Peixoto. No mais, desejo sucesso e parabéns pela conquista, pois sei que não foi fácil, e espero que você tenha orgulho da formação e por ter sido formado por uma instituição muito comprometida com a qualidade da formação, não deixamos nada a dever a nenhuma outra faculdade do país em matéria de compromisso com a formação”, disse.

Também participou da colação, o professor Diógenes Alexandre, hoje Diretor da AJES em Juara. “Fico muito satisfeito em ver você nesse momento de colação, pois mesmo com todas as dificuldades, você conseguiu superar. Peço que honre a Enfermagem, não trabalhe com amor, mas trabalhe por amor. Desejo todo o sucesso e siga na profissão com bastante carinho”, enfatizou o professor.

A colação de grau foi conduzida pela Diretora Institucional da FACULDADE AJES, Professora Mestre Alcione Adame. Ela ressaltou que o conhecimento não tem fim. “Meus parabéns por essa primeira etapa vencida, não ache que está encerrando um ciclo, na verdade o ciclo é infinito e daqui a pouco você fará a pós-graduação, poderá voltar como professor da faculdade e assim por diante. Então, saiba que a faculdade nunca deixará de ser a sua casa, você sempre será filho da AJES e será sempre bem-vindo”, declarou ela.

Finalizando, Samuel declarou que a sua formação servirá de exemplo para seus filhos e outros indígenas, de que eles também podem chegar até onde ele chegou. “Quero deixar um legado para meus filhos, eu precisava passar por isso para dar o exemplo para eles e para os indígenas que precisam de um espaço para entrar na faculdade e conseguir se formar. Mais uma vez, agradeço muito, primeiro a Deus e a todos vocês que me ajudaram a chegar até aqui.”

Além de Samuel da Silva Colman, também colou grau Paulino Machacal Junior como Bacharel em Enfermagem.

Confira abaixo o depoimento do recém formado Enfermeiro Samuel: