Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

"Lula fez muito pelo agro; queremos ampliar arco de alianças"

O prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio (Solidariedade) rebateu as declarações do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) de que o partido não precisa do apoio do agronegócio na eleição deste ano

Data: Terça-feira, 22/02/2022 10:17
Fonte: Mídia News

Criador do Comitê Pró-Lula em Mato Grosso, o prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio (Solidariedade) rebateu as declarações do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) de que o partido não precisa do apoio do agronegócio na eleição deste ano.

Pátio, que se reuniu com o ex-presidente recentemente, defende que é necessário ampliar o arco de alianças do PT e destacou que foi no governo de Lula que o setor do agro ganhou impulso para chegar aonde está hoje.

“Na reunião que eu tive com presidente Lula falei da importância de construir esse arco de aliança. O presidente Lula foi quem mais fez para o agro. Negociou e fez a securitização da dívida do agro, buscou financiamento. Não dá para ter esse tipo de posição [contrária ao apoio]”, criticou.

“O ex-governador Blairo Maggi apoiou o presidente Lula em 2002 e ele é do agro. Vamos trabalhar esse projeto, vamos unir o agro”, disse.

À imprensa, Lúdio tem afirmado que vê uma contradição o PT aceitar o apoio do setor em razão da agenda programática que defende para 2022 – como o fim da Lei Kandir, por exemplo – e apontando que cabe à legenda “aprender com os erros do passado”, citando alianças feitas com o setor em governos anteriores.

O ex-presidente, porém, estaria interessado em se aproximar dos produtores e já estaria conquistando o apoio de alguns gigantes do setor, causando um “racha” no grupo que desde as eleições de 2018 tem se colocado como um defensor do Governo Jair Bolsonaro (PL).

“Eu sou um admirador dele [Lúdio], gosto dele, mas é o seguinte: é muito importante a eleição do presidente Lula. Temos que fazer todas as composições necessárias para elegê-lo, porque vamos eleger uma liderança das forças populares para administrar o Brasil. Só ele vai olhar a situação e necessidades do nosso povo e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

“Eu estou confiante de ampliarmos esse arco de aliança e fazermos um projeto propositivo em Mato Grosso”, disse Pátio.