Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

o Aterro Sanitário já está em funcionamento em Guarantã do Norte

por meio de parceria entre Prefeitura e Ministério Público aterro sanitário entra em funcionamento em Guarantã

Data: Segunda-feira, 21/02/2022 14:57
Fonte: Ademir Junior

Após 30 anos de luta e persistência, a Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, através da secretaria municipal de meio ambiente e o apoio do ministério público, conclui mais um importante investimento que irá reduzir os impactos ambientais e aumentar a qualidade de vida no município.

Desde o final de 2021 já está em operação o aterro sanitário regional, localizado a cerca de 23 quilômetros da sede do município, na linha 38, o método área pode receber cerca de 20 toneladas-dia de resíduos sólidos.

Com o apoio do ministério público, a Prefeitura de Guarantã do Norte está realizando o trabalho de retirada de todo o resíduo solido depositado no antigo lixão e transferindo para aterro sanitário. O espaço degradado será recuperado e urbanizado.

O Gestor Municipal, Prefeito Érico Stevan, lembra que desde 2010 todos os municípios brasileiros foram orientados a seguir uma política nacional de resíduos sólidos, e que, o apoio do ministério público foi fundamental para a implantação do aterro sanitário em Guarantã do Norte. “Todos os prefeitos que por aqui passaram fizeram sua parte e com esse apoio do Ministério Público de Guarantã do Norte, reunido com o Ministério Público da região, conseguimos resolver definitivamente esse problema. Além de todos os Prefeitos e Ministérios públicos da região, quero agradecer incondicionalmente ao Promotor de Justiça da Comarca de Guarantã do Norte, o Dr. Carlos, que aportou recursos no município para retirar os resíduos sólidos do lixão e levar para o aterro sanitário, para que possamos recuperar aquela área degradada. Ele está sendo um grande parceiro desde o início até a finalização desse projeto do aterro sanitário”, comentou o prefeito Érico Stevan.   

Segundo o Prefeito, a equipe de engenharia já está trabalhando no projeto que visa ampliar a capacidade de recebimento de resíduos sólidos no aterro sanitário. “Como vamos receber resíduos sólidos dos municípios de Itaúba, Nova Santa Helena, Marcelândia, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Novo Mundo, já conversamos com a equipe e já está em análise o projeto para aumentar a capacidade de 20 para 80 toneladas dia, hoje já temos ali uma a área de 200 por 200 com 4 metros de profundidade, e a intenção é ampliar ainda mais”, finalizou o Érico Stevan.