Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeito precisa intervir em mais um caso de paciente que teve transferência negada para UTI de Guarantã

Data: Terça-feira, 25/01/2022 08:32
Fonte: Ademir Junior e Fernanda Renaté

O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan (MDB), precisou intervir em mais um caso médico de emergência para que o paciente fosse recebido no Hospital Municipal. O paciente, seria um homem de 78 anos, que deu entrada no hospital municipal de Matupá na manhã do último sábado (22.01), mas apresentou uma piora em seu quadro clínico nesta segunda-feira (24.01).

De acordo com boletim médico, o idoso deu entrada na unidade com quadro de dor precordial e hipertensão de difícil controle. Desta maneira, o médico plantonista, encaminhou um pedido em caráter de urgência pedindo a internação do paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no entanto, a transferência foi negada.

Em áudios que circulam pelas redes sociais, o prefeito revela que essa é o terceiro caso que ele necessita intervir uma vez que o médico regulador do estado não autorizou a transferência do paciente para o hospital municipal que conta com 10 leitos de UTI's convencionais para atender os pacientes de todo o estado.

"Boa noite. Eu não sei o que está acontecendo (com o médico regulador), mas pode receber o paciente pela minha responsabilidade, que o município de Guarantã assumi essa responsabilidade do paciente de Matupá obrigado”, afirmou Érico Stevan.

"O governador de Mato Grosso Mauro Mendes e o Secretário de Saúde do Estado Gilberto Figueredo, assinaram e nos concedeu a portaria que libera o atendimento. O nosso hospital tem toda estrutura necessária para receber pacientes de qualquer parte do estado, e enquanto tivermos vagas, vamos receber esses pacientes que estejam em estado grave e precisam urgentemente da unidade de terapia intensiva Uti.”, afirmou Érico Stevan.

Outro caso

No dia 16 de janeiro, o prefeito Érico Stevan (MDB), precisou intervir em um caso médico de emergência de uma paciente que teria tido sua transferência negada no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte (698 km de Cuiabá).

De acordo com apuração do grupo Amplitude Comunicação, a paciente identificada pelas iniciais C.C.F.C., de 41 anos, teria sofrido uma insuficiência renal aguda após a realização do seu parto em um hospital particular da cidade.

De acordo com o prefeito, o pedido para transferir a paciente para o hospital municipal teria sido negada.

“Nós temos uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) montada pelo município com estrutura e equipamentos, no entanto, a portaria do estado precisa liberar o atendimento. O hospital tem vagas e devido à gravidade do caso, eu precisei interferir e forçar o recebimento da paciente que está em estado gravíssimo e precisa urgentemente ser transferida”, afirmou Érico Stevan.

Em áudios que circulam pela internet, o prefeito visivelmente emocionado afirma sua postura no pedido de transfência da mulher.

“Tem uma paciente no hospital localizado no Jardim Vitória, Cléria, estou autorizando a transferência dela para a nossa UTI. Eu estou autorizando nossa UTI de Guarantã do Norte receber essa paciente do hospital do Jardim Vitória. Enquanto nós tivermos vaga, nós vamos receber e se tiver algum impasse do escritório regional ou do médico regulador, eu faço questão que passe para mim. Então, essa paciente que está no jardim Vitória eu estou autorizando a receber essa paciente”, afirmou o prefeito.