Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Festival de Cinema de Berlim volta às sessões presenciais com menos política e mais amor

A 72ª edição acontece entre 10 e 20 de fevereiro. São 18 filmes competindo pelo Urso de Ouro.

Data: Sexta-feira, 21/01/2022 10:40
Fonte: G1

O tema do amor domina os candidatos da principal competição do Festival de Cinema de Berlim, que se afastou dos dramas políticos altamente críticos com os quais o evento cinematográfico é normalmente identificado.

As exibições presenciais serão retomadas em 2022 após a versão online do ano passado, em um evento no qual o diretor artístico Carlo Chatrian espera restaurar as ligações sociais enfraquecidas por dois anos de lockdowns e isolamentos.

"Nunca vimos e recebemos tantas histórias de amor como neste ano: amor louco, improvável, inesperado e intoxicante", afirmou Chatrian, ao revelar a programação do festival deste ano.

 

Dezoito filmes irão competir pelo Urso de Ouro de melhor filme em uma competição que inclui o longa "Both Sides of the Blade", da diretora francesa Claire Denis, que tem Juliette Binoche em um triângulo amoroso em tempos de pandemia.

"Assistir um filme em um cinema, poder ouvir pessoas respirando, rindo ou sussurrando ao seu lado (mesmo com o distanciamento social correto), contribui de maneira vital não apenas ao prazer de assistir, mas também para fortalecer a função social que o cinema tem e precisa continuar tendo", disse Chatrian.

Iniciado em 1951 em uma cidade dividida que representava as fronteiras da Guerra Fria, a Berlinale é normalmente o mais político dos grandes festivais de cinema.

A 72ª edição acontece entre 10 e 20 de fevereiro e preserva um pouco desse espírito com títulos como "Call Jane", com Elizabeth Banks, Sigourney Weaver e Kate Mara. O filme tem história nos anos 1960 com uma discussão sobre o aborto justamente enquanto a Suprema Corte norte-americana decide casos que podem limitar o direito ao procedimento.